Workshops gratuitos de Acordeão e Viola Caipira

Foto Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

No período de 16 a 20 de setembro a Secretaria Municipal de Cultura abre as inscrições para os Workshops gratuitos de Acordeão e Viola Caipira que acontecem nos Centros Culturais Hermenegildo Pinto e Wanderley Peres, sob a orientação do Maestro Zé Murilo. As inscrições são presenciais e por ordem de chegada, e deverão ser realizadas nos centros culturais citados acima das 8h às 17h. As aulas são indicadas para pessoas a partir dos 15 anos de idade.
As aulas terão início a partir do dia 23 de setembro. Os Workshops acontecem até a primeira quinzena de dezembro e os participantes com mais de 80% de presença vão receber Certificados.
O violeiro e acordeonista Zé Murilo é professor e músico profissional há mais de 40 anos. Foi Maestro da Orquestra de Violas da Secretaria de Cultura por mais de 15 anos e tem em seu currículo a criação de métodos exclusivos para o ensino de Acordeão e de Viola Caipira, inclusive editado e exportado para diversos países.

Viola caipira 
O Workshop de Viola Caipira tem por objetivo aperfeiçoar a prática do instrumento, a musicalização, bem como a coletividade e o cooperativismo, tornando o indivíduo capaz de identificar os elementos básicos que compõem a música e também a atuação musical em grupo. A metodologia abrangerá exercícios que trabalhem a coordenação motora, ritmo, técnica instrumental, apreciação musical, melodia e harmonia, através de um repertório e arranjos apropriados.
Serão abertas duas turmas, uma às quartas-feiras e outra às quintas-feiras, das 19h às 20h30, com 20 vagas cada. As aulas acontecem no Centro Cultural Wanderley Peres, situado na Praça D. Pedro II. Para inscrever-se, é necessário: ter noções ou já saber tocar a viola caipira; Apresentar RG, CPF e comprovante de residência; Sugere-se a doação de um litro de leite Longa Vida.

ACORDEÃO (SANFONA)  
O workshop de acordeão, também conhecido no Brasil como Sanfona e Gaita. Este workshop tem por objetivo a iniciação artística através deste tradicional instrumento de origem alemã, abordando as técnicas básicas do mesmo, com abordagens teóricas e práticas, promovendo o desenvolvimento das habilidades artísticas, cognitivas e de apreciação musical do indivíduo, através da abordagem de estilos musicais regionais e oriundos de outros países consagrados nacionalmente.
Será aberta uma turma com quatro vagas, às segundas-feiras, das 19h às 20h30, no Centro Cultural Hermenegildo Pinto, o ‘Piano’, situado na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5.924, no Jardim Morada do Sol.
Para inscrever-se, é necessário: Possuir o acordeão; Não precisa ter experiência prévia; Apresentar RG, CPF e comprovante de residência; Sugere-se a doação de um litro de leite Longa Vida.