Vantagens a favor dos peixes como animais de estimação

Os cães e os gatos são campeões na escolha popular pelo bichinho de estimação, mas todo mundo sabe que animais como esses precisam de atenção e cuidados especiais, ou seja, eles necessitam do tempo de seu dono.
Mas você é um profissional sempre ocupado, não tem tanto tempo para cuidar de um animal de estimação, seu apartamento não tem espaço e o dinheiro está curto para você investir, ou seja, você é um médico plantonista do SUS, e não tem como cuidar de um animal de estimação, mas quer ter um, o que fazer? Simples, seu bichinho de estimação ideal é o peixinho de aquário.
“Coloco ração sempre, de vez em quando limpo o aquário. A bombinha para oxigenar a água. É basicamente isso”, disse a professora de educação física, Ellen Lopes, explicando que a sua carga horária é extremamente pesada para poder cuidar de um cachorro, por exemplo. “Eu não teria tempo para dar banho, remédio, alimentar, água, e principalmente carinho”, explicou.Sejam de água doce ou salgada, os peixes ornamentais de espécies, cores e tamanhos variados hipnotizam com sua graciosidade e beleza. Os peixinhos de aquário também são uma ótima terapia para os humanos, tanto os adultos, como as crianças.
Mas não engane em falar que não precisa dos cuidados que um cão ou gato necessita, que não seja necessário responsabilidade para se cuidar de um peixinho. Na verdade os cuidados tomados desde o início do ‘peixinho’ como a escolha do tamanho do aquário, por exemplo.

dicas

1Tudo começa com a escolha do tamanho do recipiente. O ideal é que para cada centímetro do peixe escolhido o local disponha de um litro de água – este cuidado permite que o animal se locomova com tranquilidade. Por exemplo: um peixinho de 5 cm precisa de uma ‘casa’ que comporta cinco litros;
2A água deve ter uma boa oxigenação, além de temperatura e nível de acidez ou alcalinidade (pH) adequados a cada espécie. Em geral, os peixes de água doce exigem um pH ácido (abaixo de 7.0) ou neutro (7.0) e temperatura variando de 24ºC a 28ºC. Já os de água salgada se adaptam melhor a um ambiente aquático de pH bem alcalino (em média 8.2) e clima entre 26ºC e 28ºC;
3 Os animais também precisam ser compatíveis e sociáveis uns com os outros. Há peixes que convivem pacificamente com todos, como os kinguio. Outros, como os beta, são mais agressivos e precisam ser mantidos isolados;
4 Os equipamentos básicos e necessários para se ter um aquário são: bomba, aquecedor, cascalho etc. Além do material necessário, as lojas especializadas também fornecem explicações detalhadas aos aquaristas.