Uso em excesso de aparelhos eletrônicos pode causar miopia

Estudo estima que metade da população sofrerá com o problema

Texto: Evelin Azevedo/Infoglobo | Foto: pixabay

Amiopia é caracterizada pela dificuldade de enxergar de longe. Até 2050, metade da população brasileira e mundial terá este problema de visão segundo Academia Americana de Oftalmologia (AAO). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a terceira principal causa de cegueira.
“Este ‘boom’ da miopia já está sendo observado lá no Oriente, nos países que começaram com o uso da internet e dos aparelhos tecnológicos há muitos anos. As taxas de miopia entre os alunos do Ensino Médio estão muito altas” – afirma o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas.
Além da hereditariedade, uma das causas que podem justificar esta ‘epidemia’ é o uso em excesso de tecnologias. Um estudo conduzido pelo médico com 360 crianças de 6 a 9 anos mostra que a miopia pode estar relacionada ao grande esforço visual para perto imposto por horas em frente às telas eletrônicas.
“É a miopia acomodativa, uma dificuldade temporária de enxergar à distância que pode tornar -se permanente se o hábito não for modificado” – alerta Leôncio.
Segundo Kimble Mattos, oftalmologista parceiro da Zeiss, o míope tem facilidade de enxergar de perto e, diante de um aparelho eletrônico, a visão para longe não é estimulada.

Não há cura, mas tratamento retarda avanço

Segundo o estudo da AAO, cerca de 10% da população mundial terão alta miopia (grau maior que sete), problema que tem caráter degenerativo e que abre caminho para outras complicações, como glaucoma, catarata, pressão ocular e descolamento de retina.
A miopia não tem cura. Quanto antes for diagnosticada, mais adequado é o tratamento, aumentando as chances de sucesso.
“É importante fazer o diagnóstico precocemente e começar a correção” – avisa Kimble, que completa: “o tratamento pode ser feito com óculos ou lentes de contato. Hoje também temos a correção cirúrgica a laser. Nos altos míopes, temos as lentes de câmara interior, que são implantadas dentro do olho”.
Quem se submete à operação deixa de usar óculos, mas continua míope.