Transmissões automáticas impedem práticas inseguras

Conforto do automático garante mais segurança

O câmbio também ajuda no caso se o freio de estacionamento falhar, a posição ‘P’ consegue segurar o carro, pois trava a transmissão Foto: divulgação
O câmbio também ajuda no caso se o freio de estacionamento falhar, a posição ‘P’ consegue segurar o carro, pois trava a transmissão
Foto: divulgação

Deixar um carro solto – com o câmbio em ponto morto e sem o ‘freio de mão’ acionado – em um estacionamento ainda é um hábito comum, principalmente quando as garagens estão lotadas. A solução permite que o veículo se-
ja empurrado para liberar passagem ou espaço para outros sem necessidade de o motorista deixar a chave. Mas, com o aumento do número de modelos automáticos, a prática está mais
complicada.
Neles, há mecanismos para obrigar o motorista a levar o câmbio para a posição ‘P’ (Park, que
significa estacionamento, em português) – que funciona como um segundo ‘freio de mão’. “A posição ‘p’ é sempre mais segura”, diz o proprietário da oficina especializada Edermatic.
Conforme as montadoras, essa solução tem o objetivo de garantir a segurança. “Deixar o carro solto é perigoso. Se ele andar, pode atingir outro veículo, ou mesmo uma pessoa”, diz o gerente de treinamento da BMW, Emílio Paganoni.
Nos carros manuais, é impossível colocar um sistema que impeça o motorista de deixá-lo em ponto morto. Porém, eles estão tão suscetíveis a acidentes quanto os automáticos.
Para estes, há diversos mecanismos. Nos veículos mais simples, desligar o carro com o câmbio fora da posição ‘P’ vai impedir o motorista de retirar a chave do contato.
Nos mais sofisticados, com chave presencial, desligar o veículo é possível, mas há outros mecanismos para impedir que o motorista o deixe engrenado ou em ponto morto. Nos Audi e VW, o carro não pode ser trancado com a alavanca fora da posição de estacionamento.
Nos modelos da alemã BMW, ao desligar o motor, o câmbio passa automaticamente à ‘P’. Já no mexicano Nissan Sentra, dá para deixar o carro engrenado ou em ponto morto. Porém, ele emitirá um aviso sonoro até que a alavanca seja colocada em ‘P’.

atenção

DESNÍVEIS
Se precisar deixar o carro solto, veja se há desníveis no piso, pois eles podem induzir o movimento. Na dúvida, puxe o ‘freio de mão’.

FALHA DO FREIO
Se o freio de estacionamento falhar, a posição ‘P’ do câmbio consegue segurar o carro (pois trava a transmissão) para evitar movimento.

REBOQUE
Um carro automático deve ser rebocado sempre levantando o eixo de tração. Se for traseira, por trás, e dianteira, pela frente.