Transforme o tempo em passeios CONEXÕES

Companhias aéreas oferecem city tours gratuitos

TEXTO: por CAMILA DO BEM/ESPECIAL PARA O ESTADO | FOTOs: divulgação
TEXTO: por CAMILA DO BEM/ESPECIAL PARA O ESTADO | FOTOs: divulgação

A chatice da espera entre dois voos no aeroporto de conexão pode ser, sim, uma vantagem. Graças a ela, você pode ter a oportunidade de dar uma rápida olhada em uma cidade que não está inclusa no roteiro oficial da sua viagem.
Em alguns dos maiores aeroportos internacionais do mundo, especialmente na Ásia, companhias aéreas oferecem city tours gratuitos aos passageiros em conexão. Para aproveitar a facilidade, é preciso que o intervalo entre os dois voos tenha tempo suficiente – em geral, um mínimo de 5 horas e máximo de 24 horas.
A seguir, veja algumas dessas boas opções para transformar tempo perdido em horas de diversão. Sem gastar nada a mais.

O city tour gratuito em Doha oferecido pela Qatar Airways tem duração de 2h45
O city tour gratuito em Doha oferecido pela Qatar Airways tem duração de 2h45

TURQUIA
A Turkish Airlines tem um projeto chamado Touristanbul, que oferece city tours gratuitos para passageiros da companhia aérea em intervalos de conexão com duração mínima de 6 e máxima de 24 horas no Aeroporto Atatürk, em Istambul. O passeio, que dura entre 2h30 e 6 horas, inclui os principais pontos turísticos da capital turca: o Palácio Topkapi, o complexo de Santa Sofia, a Mesquita Azul, o Palácio Dolmabahçe e, para quem quiser fazer compras antes de voltar ao aeroporto, o Grande Bazar. Não é necessário fazer reserva antecipada, basta se apresentar ao balcão de informações do aeroporto pelo menos 30 minutos antes do horário de saída dos tours. São cinco saídas diárias; a última, das 16h às 21h, é um passeio cultural a pé.

QATAR
O city tour gratuito em Doha oferecido pela Qatar Airways tem duração de 2h45 e passa pelos principais pontos turísticos da capital do Qatar, a começar pela ilha artificial The Pearl, que concentra lojas de luxo, restaurantes e marina. O mercado árabe Souq Waqif, o Centro Cultural Katara e o Museu de Arte Islâmica fazem parte do passeio.
Há quatro saídas diárias, às 8h, 11h, 16h e 20h. Reservas antecipadas não são aceitas; os 33 lugares disponíveis para o passeio são preenchidos por ordem de chegada, o check-in abre duas horas antes de cada saída e o visto para a visita é gratuito. Interessados devem procurar o balcão de informações do Doha City Tour.

Duas horas de conexão rendem um passeio ao Temple Square, destino turístico em Utah
Duas horas de conexão rendem um passeio ao Temple Square, destino turístico em Utah

CINGAPURA
City tours gratuitos partem do Aeroporto Changi, em Cingapura, como opção para conexões de 5 a 24 horas de intervalo. Com o City Sights Tour (duas saídas por dia), conheça o lado mais moderno da cidade, como a roda gigante The Singapore Flyer, o jardim Gardens by the Bay e a obra arquitetônica Theatres on the Bay.
No Heritage Tour (quatro saídas diárias) o objetivo é mostrar a arquitetura do passado e do presente em visitas a distritos coloniais e culturais como Chinatown, Little India e Kampong Glam, com mesquitas. Procure as cabines Free Singapore Tours, localizadas nas áreas de trânsito dos terminais.

COREIA DO SUL
O Aeroporto de Incheon, a 50 km de Seul, diversifica os tours. Há passeio de 1 hora ao templo budista Yonggungsa, de 3 horas para a famosa gruta Gwangmyeong (inclui centro de arte, cachoeira, palácio de ouro, lago subterrâneo e muita história) e de até 5 horas por Seul, com visitas a palácios, a tradicional rua Insa-Dong com lojas de antiguidades e galerias de arte popular, a tradicional aldeia coreana Bukchon Hanok e a torre de Seul (Namsan), o ponto mais alto da cidade.

JAPÃO
Para fazer um city tour saindo do Aeroporto de Narita, a 60 km do centro de Tóquio, basta estar em conexão doméstica ou internacional e com tempo livre de 3 horas. Os tours variam: o famoso templo Narita-san Shinsho-ji, visita ao restaurante Fu-Wa-Ri, caminhada pelos campos, visita ao templo Nichihon-ji, ou visita ao Chiba Prefectural Boso-no-Mura para vivenciar o Japão de antigamente.

ESTADOS UNIDOS
No Aeroporto Internacional de Salt Lake City, que dá acesso a cidades menores que são base para parques nacionais e estações de esqui, 2 horas de conexão rendem um passeio ao Temple Square, destino turístico famoso no Estado de Utah.
A praça tem 10 hectares e o destaque vai para o templo mórmon. As saídas acontecem de segunda a sábado, a cada 30 minutos no verão (entre 9h e 19h) e de hora em hora no outono, primavera (entre 9h e 19h) e inverno (entre 9h e 14h). Aos domingos, a saída também é de hora em hora (entre 9h e 14h). Para fazer o tour, vá ao balcão de informações do aeroporto, nos terminais 1 ou 2, para ser encaminhado ao transporte.