Terça é dia de bons sonhos

Segundo pesquisa, dia da semana traz sonos mais revigorantes

texto: Elisa Clavery | foto: divulgação
texto: Elisa Clavery | foto: divulgação

A semana mal começou, mas já tem muita gente se sentindo ‘pra lá’ de cansado. Boa notícia: hoje pode ser o dia ideal para repor as energias. Segundo uma pesquisa britânica, feita com cerca de cinco mil homens e mulheres e divulgada pelo jornal ‘Daily Mail’, as noites de terça-feira trazem sonos mais revigorantes que os outros dias da semana – embora, nas sextas-feiras e sábados, a média da duração do sono seja uma hora e meia mais longa que nos outros dias. O motivo não é esclarecido no estudo, mas especialistas levantam algumas hipóteses.
No fim de semana, dormem-se mais horas, mas o álcool e outros exageros, como comidas gordurosas, prejudicam o ciclo normal de sono – explica o neurologista Carlos Alejandro: – Outro motivo é que, na terça-
feira, você ainda não pegou o embalo da semana, está relaxado de
domingo.
O fator psicológico também poderia influenciar a percepção de sono mais revigorante, diz o responsável pela Comissão do Sono da Sociedade de Pneumologia e Tisologia do Rio, Gunther
Kissmann.
A percepção do sono pode ser alterada em relação à realidade, já que a expectativa de dormir melhor durante o fim de semana é muito alta – sugere o médico, que discorda da pesquisa: – É difícil prever um dia da semana em que se pode descansar mais, e nos dias úteis da semana, você tende a dormir menos devido a compromissos profissionais.

Mulheres
A pesquisa diz, ainda, que mulheres dormem mais que homens (cerca de 7 horas e 34 minutos por noite, 11 minutos a mais que eles). Porém, apesar de mais horas dormidas, o sono delas é menos reparador.
O sono da mulher costuma ser mais superficial, elas acordam muitas vezes durante a noite. Evolutivamente, a mulher tem extinto de preservação, as fêmeas nas espécies são encarregadas de manter o núcleo familiar e esta preocupação deixa seu sono leve – explica o neurologista.
Um dos maiores problemas atuais é a privação de sono, e isto pode causar problemas de saúde, alerta Gunther.
A população está cada vez dormindo menos, devido à maior demanda de atividade social e de trabalho. O uso de certos medicamentos também atrapalha o sono. Isso pode causar problemas no coração, a pessoa pode ficar mais irritadiça e até ter prejuízos na memória e concentração.

dicas PARA
DORMIR BEM

HORAS DORMIDAS
Nem todo mundo se recupera com as mesmas horas de sono – embora a média por dia seja de 8h. Crianças precisam dormir mais que adultos, já idosos costumam passar mais tempo na cama, mas interrompem o sono várias vezes. “Um parâmetro que usamos para descobrir a necessidade é ver quantas horas a pessoa dorme no fim de semana”, diz Gunther.

BEBIDA
O álcool interfere na neurotransmissão e, por isso, a pessoa entra “forçada” no estado de sono.

OBESIDADE
Dormir pouco pode causar sobrepeso. “O cérebro vai entender que precisa guardar energia, principalmente dos alimentos consumidos à noite”, explica Carlos.