Ter pele saudável é um dos segredos para tatuagem

Dermatologista dá dez dicas de beleza e cuidados com a tatoo

Cuidar da pele é essencial em qualquer estação ou situação, mas quando se deseja fazer uma tatuagem alguns cuidados podem ajudar na qualidade da fixação e manutenção dos desenhos. Já que o tempo, o ressecamento e outras abrasões podem prejudicar a cicatrização e até causar o desbotamento da tinta. A Avène e a Darrow têm produtos que auxiliam na hidratação da pele criando uma camada protetora que ilumina e realça o brilho natural da derme, além de proteger e evitar infecções.
A primeira coisa a se fazer – depois de definir a imagem, é claro – escolher um profissional qualificado. Ele deve seguir as regras básicas da Vigilância Sanitária, como uso de materiais descartáveis e tintas hipoalérgicas. A dermatologista dra. Ana Coutinho selecionou uma série de cuidados para quem vai marcar sua história na pele.

Cuidados

• Na data do procedimento, a pele deve estar sem sinais de irritação ou qualquer outra lesão.
• A higiene da região pode ser realizada com sabonete antisséptico Soapelle 1% por três dias antes da tatuagem, durante os banhos diários.
• Evite pegar Sol em média duas semanas antes, já que a derme pode levar até 14 dias para se recuperar da exposição solar moderada. E nem depois do procedimento, até que a tatuagem esteja completamente cicatrizada.
• Não use nenhum creme de tratamento (para acne, rejuvenescimento e outros) no local a ser tatuado por pelo menos uma semana antes do procedimento.
• Mantenha a pele protegida com um bom hidratante (evite os muito oleosos ou com ureia na fórmula) durante a semana de fazer a intervenção. Um produto seguro é o TriXera Nutrition Loção, com atividade anti-inflamatória e naturalmente regeneradora e o Skinsec.
• Após a tatuagem, mantenha o curativo (filme plástico) por pelo menos 24 horas (ou conforme a orientação do tatuador). O objetivo é proteger o local das agressões externas como micro-organismos e pequenos traumas.
• Nos banhos diários – que devem ser curtinhos – use sabonetes delicados como o Cold Cream, que não irrita a pele. Após, abuse da ajuda de uma Água Termal Avène, bem geladinha. Ela ajudará no processo final de cicatrização e diminuirá as coceiras ou irritações locais.
• Quando o processo natural de cicatrização estiver completo, ou seja, sem as ‘crostinhas’ ou ‘casquinhas’, aplique um bom filtro solar – antes disso, o ideal é proteger com roupas leves. Dê preferência aos de barreira ou infantis, que diminuem as chances de reações alérgicas. Como os solares Toque Seco, da Avène, que não são absorvidos por sua pele e, portanto, mais seguros diariamente.
• Não retire a casquinha, mesmo que incomode com pequenas coceiras. Essa crosta faz parte do processo de cicatrização natural e é para que a pele se prepare bem antes de se expor novamente ao ambiente.
• O uso de pomada ou creme cicatrizante, que não tenha antibióticos em sua fórmula, é recomendado. Opte por cremes regeneradores que tenham propriedades calmantes e anti-inflamatórias como o Cicalfate, que tem em sua formulação a Água Termal com propriedades reparadoras e anti-irritantes formando uma película protetora sobre a pele.

 

Texto: Multi Fato Comunicação | Fonte: EAU THERMALE AVÈNE | Foto: divulgação