Sono funciona como um reset para limpar a mente

Sono
Sono

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), divulgada na semana passada, mostra que a função do sono é reduzir as conexões entre neurônios para armazenar novas memórias. Seria uma espécie de ‘reset’ da mente. E a prática confirma a teoria. De acordo com Márcia Pacheco, especialista em Medicina do Sono, uma noite bem dormida é essencial para a consolidação da memória e para o bom desempenho intelectual.
“A qualidade do sono afeta diretamente as nossas funções intelectuais durante o dia. Durante a noite, o cérebro armazena o conhecimento e as experiências que são mais valiosas e necessárias” – afirma a especialista.
A pesquisa lembra que, para aprender, temos de desenvolver conexões, ou sinapses, entre os neurônios do cérebro. Essas conexões permitem que os neurônios enviem sinais uns aos outros rápida e eficientemente. Nós armazenamos memórias novas nestas redes. Mas as sinapses crescem de forma tão farta durante o dia que os circuitos do cérebro ficam ‘barulhentos’. Quando dormimos, segundo os pesquisadores, esse fluxo é interrompido.
Diversas teorias já foram propostas sobre a função do sono. Uma das mais populares sugere que é uma maneira de economizar energia. Outros sugerem que o sono fornece uma oportunidade para limpar o desperdício celular do cérebro, conforme indicado na pesquisa. Veja ao lado como ter uma boa noite de sono

CUIDADOS
De acordo com a consultora do sono Renata Federighi, alguns quesitos como alimentação, ambiente em que se dorme, horários, postura correta e travesseiros merecem total atenção, afinal, um sono de má qualidade pode ser consequência de erros cotidianos que, muitas vezes, passam despercebidos.
“Para ter um sono de qualidade é necessário disciplina, adoção de hábitos saudáveis e utilização de acessórios essenciais para o descanso. Todos desejam ter uma boa noite de repouso, no entanto, muitas pessoas cometem erros que podem comprometê-la, na maioria das vezes, por descuido ou falta de informação – explica Renata.
De acordo com a consultora, a interrupção ou incompletude de qualquer uma das fases do sono é responsável pelo sono de má qualidade, que, em longo prazo, pode prejudicar o equilíbrio do organismo e a saúde. Ela lembra ainda que a escolha do travesseiro é muito importante para a garantia de uma boa noite de sono. Além da luminosidade.
“A luz impede a produção de cortisol e melatonina, dando sensação de cansaço pela manhã”.