Shake, saiba como transformá-lo em aliado da alimentação

Substituidor de refeições deve ser consumido sob orientação profissional

Para não errar. Os shakes são fórmulas criadas para substituir refeições. Muito conhecido como um aliado do emagrecimento, a bebida pode ser usada também para manter ou ganhar peso. A maneira de consumir vai depender de cada objetivo. “Se a pessoa quiser emagrecer, ela substitui duas das três principais refeições. Caso queira manter o peso, deve-se substituir apenas uma refeição. Mas se a intenção for ganhar peso, o shake deve ser consumido como complemento, entre as refeições”, explica Carolina Pimentel, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition.
O uso diário de shake só pode ocorrer se esta for uma recomendação de um nutricionista ou médico. Caso contrário, o produto deve ser consumido em casos muito específicos. “O ideal é que a pessoa tome o shake apenas quando ela não tiver como fazer uma refeição completa e precisar se alimentar de forma rápida”, alerta a nutricionista Samara Lopes, da Clínica Renewmed. Na hora de escolher que shake comprar, é preciso tomar alguns cuidados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem uma Portaria específica para a regulamentação desses produtos, informando a quantidade de nutrientes que devem ter.
Elaine Moreira, nutricionista especializada em fisiologia do exercício, dá outras dicas para fazer bom uso do shake. “Aumentar o consumo de água é importante, porque a grande quantidade de fibras pode causar prisão de ventre. Além disso, é preciso seguir as instruções de preparo, pois só assim há garantia de que aquelas quantidades de nutrientes serão consumidas”.

 

texto: Evelin Azevedo – infoglobo | foto: divulgação