Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba destaca as conquistas no balanço de 2019

balanço

Município foi considerado a segunda cidade menos violenta do país

A Secretaria de Segurança Pública comemora ranking conquistado por Indaiatuba como a segunda cidade menos violenta do País. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas) o município é o primeiro. A informação foi divulgada no Atlas da Violência – Retrato dos Municípios Brasileiros 2019, elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo analisou 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2017. A base de dados é do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS).
Outra importante conquista da Pasta foi a Reestruturação de Cargos e Carreira da Guarda Civil. Elaborada pela Comissão Especial formada por guardas civis e representantes das secretarias da Administração e de Negócios Jurídicos contempla a evolução da carreira por tempo de serviço e com base em critérios de desempenho. O objetivo é tornar mais justa a progressão de carreira dentro da corporação e premiar os guardas mais antigos de acordo com suas competências e méritos.
A formatura da 16ª Turma da Guarda Civil de Indaiatuba completa as conquistas da segurança pública em 2019. Desde outubro à população conta com mais 32 agentes patrulhando o município. O curso de formação em Segurança Pública, ministrado pela divisão de ensino e treinamento da Guarda Civil de Indaiatuba, teve duração de sete meses e contou com mais de 1.100 horas de aulas. Os aspirantes receberam treinamentos de funções e atribuições da Guarda Civil, Ordem Unida e Patrulhamento Ostensivo, noções básicas de primeiros socorros, violência doméstica, práticas operacionais como tiro, abordagem, armamento, munição, defesa pessoal, natação, disciplina, ética, direitos humanos e cidadania, legislação de direito, comunicação social, etc.
O prefeito Nilson Gaspar destacou a importância da Guarda Civil para a Segurança Pública de Indaiatuba. “A segurança de Indaiatuba é destaque em nossa região e país. Aqui investimos continuamente em tecnologia, equipamentos, sistemas de inteligência e treinamento do efetivo da nossa Guarda Civil. O município também trabalha em parceria com as polícias Militar e Civil e essa integração das forças tem ajudado muito a manter bons índices.”
A reestruturação foi um compromisso assumido pelo prefeito com a categoria para tornar mais justa a progressão de carreira dentro da corporação. “A proposta foi amplamente discutida dentro da Guarda e por isso acredito que atende as necessidades da classe de forma coletiva, respeitando o orçamento do município”, reforça Gaspar.
O secretário de Segurança Pública de Indaiatuba, Sandro Bezerra Lima, atribui o bom desempenho da segurança à continuidade de gestões comprometidas com a população. “Agradeço nosso prefeito que não mede esforços para melhorar o atendimento à população e contratou 32 novos guardas. Falo em números de efetivos, nos patrulhamentos ostensivos, de prevenção e na parte interna, que reúne o planejamento, estatística e inteligência. A importância da Guarda Civil de Indaiatuba só foi conquistada, e continua sendo viável, devido a continuidade de gestões sérias que conduz o município ao longo de 20 anos”, exalta Lima.

Corporação
A Guarda Civil de Indaiatuba conta com 301 guardas e grupos especiais como Romi (Ronda Ostensiva com Motocicletas de Indaiatuba), GAM (Grupo Ambiental) e GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial) A Corporação possui 56 viaturas, sendo 31 carros e 25 motos.

Resultados
Através do 153, o Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) da Guarda Civil, atende todas as ligações da população e providencia o despacho para as viaturas atenderem as ocorrências.
Até novembro de 2019 foram registradas 90.531 chamadas e mais de cinco mil operações de policiamento específicas foram realizadas, tais como: apoio a operações da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, policiamento preventivo, ordem de serviço para eventos, blitz entre outras.
A Guarda Civil de Indaiatuba contabilizou os números de ocorrências e 303 pessoas foram presas em flagrante; 12 menores de 18 anos apreendidos em flagrante;47 procurados foram capturados; 6 armas apreendidas; 86 veículos foram recuperados; 86 flagrantes de pessoas com drogas, sendo que 72 foram presas; 69 menores encaminhados à delegacia com droga e 9 menores foram apreendidos.

Mais Guardas
Em 2019 a Guarda Civil de Indaiatuba formou 32 novos guardas. Estes agentes estão desde outubro reforçando o patrulhamento municipal. O curso de formação em Segurança Pública da 16ª Turma foi ministrado pela divisão de ensino e treinamento da Guarda Civil de Indaiatuba. Os 46 aspirantes, sendo 32 de Indaiatuba, três de Elias Fausto e 11 de Capivari passaram por sete meses de treinamento com mais de 1.100 horas/aula.

Cursos de Qualificação
A Secretaria de Segurança Pública oferece constantemente cursos de qualificação para os funcionários. Este ano foram ministrados 57 cursos que somaram 2.853 horas.

Novas viaturas, Armamento e Proteção
Em 2019 a Secretaria de Segurança entregou para o Corpo de Bombeiros de Indaiatuba, uma um novo veículo de Resgate, adquirido com verba municipal. Foram compradas 100 munições antimotim, 10 mil munições calibre380, seis munições de calibre .38 e oito mil projéteis e espoletas, para recarga de munições utilizadas para o treinamento e aperfeiçoamento dos guardas. Também iniciou processos de licitações para a compra de novos equipamentos, entre eles estão: quatro viaturas para o reforço no patrulhamento e três carabinas calibre.40.

Reforma da sede da Guarda
A ampliação e reforma da sede da Guarda Civil foi concluída em 2019 e contou com reforma e ampliação do prédio da base da Corporação. Receberam melhorias o estacionamento, área de convívio, vestiários femininos, academia, refeitório, área de lazer e banheiros. Foram construídos novos banheiros masculinos e vestiários. Também foram comprados novos equipamentos para a academia de treinamentos funcionais dos guardas. Para melhorar o acesso e segurança a entrada para a base da Guarda Civil passou para avenida Ário Barnabé e ganhou cancela, portão eletrônico e guarita blindada.

COI
O COI (Centro de Operações e Inteligência) possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização, como câmeras Dome, que giram 360 graus e possuem zoom de grande alcance que acompanham situações suspeitas e orientam as ações da Guarda Civil.
Até outubro deste ano foram registradas mais de 157 milhões passagens veiculares pelo COI e 20 cidades realizaram visitas ao Centro de Operações, para conhecer as tecnologias empregadas no combate à criminalidade.

Monitoramento
O COI, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil é responsável pelo monitoramento urbano e veicular da cidade. Hoje Indaiatuba conta com 292 câmeras monitoradas pelo COI, além de 950 câmeras do projeto câmera cidadã e doze câmeras policias utilizadas, em fase de teste, pelos Guardas Civis.
Em 2019 foram instaladas oito câmeras de monitoramento urbano no Campo Bonito, duas no Jardim Caros Aldrovandi, uma no Parque Corolla, uma no Parque da Criança, uma na Praça Bonachella, quatro na avenida Visconde de Indaiatuba, uma na avenida Presidente Vargas e duas na avenida dos Trabalhadores.
Foi realizado upgrade dos pontos de monitoramento da concha acústica e estacionamento do Parque Ecológico. A ação permitiu que os pontos operem no modo digital, garantindo mais rapidez na transmissão de dados e uma melhor qualidade de imagens.
Ainda neste ano, buscando a implementação de novas tecnologias, o Setor de Tecnologia da Informação do COI, adquiriu duas câmeras multidirecionais. Estes equipamentos permitem a gravação de quatro vias continuamente, além de possibilitar que os agentes do monitoramento urbano operem a câmera dome, que possui uma alta capacidade de zoom. A previsão é que estas câmeras sejam instaladas até o primeiro semestre de 2020.

DIN
Todas as informações e imagens processadas pelos sistemas de monitoramento urbano e veicular do município são analisadas diariamente pela Divisão de Inteligência. A equipe promove os primeiros levantamentos e encaminha relatórios para a Polícia Militar e para o setor de investigação da Polícia Civil.
Nos seis anos da implantação do Sistema de monitoramento e da Divisão de Inteligência, foram gerados 1.403 alarmes, com 416 pessoas presas em flagrantes, 429 indiciadas e com 831 veículos de suspeitos apreendidos.

Crim
A Central Regional de Inteligência e Monitoramento foi criada em Indaiatuba, no ano de 2012. O sistema possibilita a integração de informações em tempo real entre as Guardas Civis de 24 cidades parceiras. Diariamente a Crim registra mais de 2,5 milhões de passagens veiculares. Em 2019 as cidades de Mairiporã, Osasco, Salto, Itu, Hortolândia e Caieiras passaram a integrar a Crim.

Apoio na Operação Goyazes lll do Exército Brasileiro
Pela quarta vez e terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba deu apoio Operacional nos treinamentos e ações realizadas pela 11ª Bda Inf L, que executou um exercício de adestramento no município a fim de permitir a capacitação e a avaliação de frações de sua tropa.

Vizinhança Solidária
Em 2019, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Guarda Civil, implementou 23 novas células do projeto “Vizinhança Solidária”. Atualmente o município conta com 66 células espalhados por todas as regiões da cidade. O projeto é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar e Conseg (Conselho de Segurança). O objetivo é promover a integração dos vizinhos e contato direto com as forças policiais. A iniciativa tem apresentado resultados positivos com a diminuição da criminalidade onde é implantado.

Canil
O Canil da Guarda Civil conta com 5 cães que auxiliam no combate ao tráfico de drogas. Em 2019 o cão Max recebeu a merecida aposentadoria. Lilo é o Golden Retriver, filho do cão Thor, que atua como DogShow em apresentações da Guarda Civil. Bolt é o Pastor Belga Malinois que auxilia em situações de proteção e faro. A cadela Pantera é uma labradora, que está sendo treinada para atuar na busca de pessoas desaparecidas. Já o filhote de Golden Retriver, Baruch, está sendo treinado para auxiliar na busca de drogas

Defesa Civil
A Defesa Civil é acionada por meio do 153 da Guarda Civil e atua diante de situações de desastres naturais. O setor apoia a população em ações emergenciais e para isso conta com apoio de um Plano de Chamada.
Em 2019 foram feitos 73 combates a incêndios, juntamente com o corpo de bombeiros e 32 retiradas de árvores das vias públicas depois das tempestades ou arvores com risco de queda. Também foram feitas capturas e reinserção de 42 animais ao habitat natural e a compra de um soprador, para combate a incêndios e um motosserra.
A Defesa Civil também realiza palestras em escolas, instituições e empresas, principalmente para conscientizar contra o uso do cerol e da linha chilena, além de cuidados com tempos secos e de enchentes.
As principais ações foram: Operação Férias, que fiscaliza e conscientiza o do uso do cerol. Operação Verão; Operação Estiagem e Meteorologia Unesp. Além da inserção diária do Boletim e índices de umidade, velocidade do vento, pluviometria e U.V. e alertas meteorológicos quando necessário.
Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI