Secretaria de Cultura lança Edital para 1º Pocket Cultural Virtual

11 - POCKET

As apresentações online vão ser iniciadas no dia 22 

O com o objetivo de estimular, valorizar e popularizar a cultura de forma geral, nos seus mais diversos segmentos, além de divulgar o trabalho e incentivar a sustentabilidade dos artistas locais, a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou o Edital de Chamamento Público para a primeira edição online do Pocket Cultural 2020. As apresentações virtuais terão início no dia 22 de junho e serão disponibilizadas no portal Cultura Online.
O Edital tem o objetivo de selecionar e divulgar apresentações de trabalhos em formato de vídeos que irão compor a programação artística do 1º Pocket Cultural 2020. Além de estimular a cadeia produtiva local, a iniciativa visa assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde, em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19, tendo em vista que estes são direitos fundamentais e essenciais à qualidade de vida humana, contribuindo para a inclusão social e o senso de pertencimento, identidade, sensibilidade e empatia.
“A primeira edição do Pocket Cultural, que também será virtual – nos mesmos moldes do 28º Maio Musical – chega para divulgarmos os artistas de Indaiatuba nos mais diversos segmentos, com apresentações que variam entre 3 a 15 minutos, no máximo”, afirma a secretária de Cultura, Tânia Castanho. “Assim mantemos a cultura local em movimento e ajudamos os nossos artistas, que podem ser contemplados com até duas inscrições”. Cada apresentação selecionada receberá o valor de R$ 300.
Os segmentos que integram o 1º Pocket Cultural são: Artes Circenses, que engloba malabarismo, palhaço ou clown, acrobacia, contorcionismo, equilibrismo e ilusionismo ou mágica; Artes Visuais, que integra as categorias História em Quadrinhos, Fotografia e Curta-metragem; Contação de Histórias; e Cultura Popular, que abrange Cordel, Folia de Reis, Congada, Jongo, Capoeira e Danças Folclóricas.
As opções continuam no segmento Dança, onde estão inclusos Jazz, Ballet Clássico, Hip Hop, Dança de Salão e Street Dance; Gastronomia; Literatura, que inclui Fábula, Conto, Crônica, Prosa, Poesia e Poema; Música, que tem tema livre, inédita ou não; Stand up Comedy, com tema livre e roteiro adequado para todas as idades; e Teatro. Mais detalhes de cada segmento podem ser conferidos no Edital de Chamamento Público do evento.

Inscrições
Os artistas devem ter 18 anos ou mais e apresentar comprovante de endereço fixo em Indaiatuba. Todas as apresentações devem ser gravadas em vídeo e ter classificação livre. Para se inscrever, o interessado deve acessar www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/pocket-cultural/, conferir o Edital e preencher seus dados corretamente. Serão selecionadas até 110 apresentações distribuídas em todos os segmentos.
As inscrições seguem até o dia 16 de junho. A documentação apresentada será conferida por uma Comissão indicada pela Secretaria Municipal de Cultura e a lista dos selecionados será publicada no site e Imprensa Oficial do Município até o dia 19. As apresentações serão disponibilizadas por tempo indeterminado à população no portal Cultura Online no site da Prefeitura de Indaiatuba (www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/).
A Secretaria de Cultura recomenda aos participantes, durante o processo de produção dos vídeos, seguir rigorosamente os protocolos de segurança sanitária para proteção e restrição de aglomeração em virtude da pandemia da Covid-19. Mais informações pelos telefones (19) 3875-6144 e 3894-1867.