Rodin faz debate entre alunos e professores

Professores e alunos durante debate sobre contexto político foto: divulgação
Professores e alunos durante debate sobre contexto político
foto: divulgação

O Colégio Rodin promoveu, nesta última terça-feira, 15 de Março, a primeira edição de 2016 do Aconteceu Virou Aula, com o tema “Mídia, poder judiciário e crise política”. A atividade tem como proposta promover debates entre alunos e professores sobre temas atuais relevantes e que estejam em evidência. Participaram desta edição 4 professores e cerca de 90 alunos.
O tema escolhido para a primeira edição procura estimular nos alunos uma reflexão sobre os últimos acontecimentos do cenário político nacional e como diversos fatores exercem influência sobre isso, como a economia, a atuação da mídia e o modo como nosso Judiciário tem executado seu papel. Os professores também usaram os conteúdos vistos em sala de aula para contextualizar suas falas. Foram cerca de 2 horas de debate e um momento muito proveitoso e rico em conhecimento.
Para Emerson Bastos, orientador pedagógico e organizador da atividade, “o papel do Aconteceu Virou Aula é trazer visões complementares e aprofundadas sobre um determinado tema e fornecer instrumentos para que o aluno consiga entender melhor como se constroem os fatos”.
Guilherme Sá, professor de História que participou do debate, acredita que “a atividade permite aprofundar assuntos que, em aula, podem ser vistos de maneira mais superficial e acaba sendo uma ‘pulga atrás da orelha’ para que os alunos busquem novos conhecimentos e peçam para a escola continuar abrindo esse espaço democrático de discussão”.
“Os professores que conduziram o debate têm muita experiência e continuam atualizados sobre os assuntos de suas áreas. É interessante também o fato de cada um ter um perfil e todos terem como objetivo que os alunos pensem e reflitam sobre o que acontece no país hoje”, opina a participante Bruna Carvalho.