Retorno Colégio Meta

06 - Matéria (1)

Ensino híbrido, divisão de turmas e distanciamento social marcam a volta às aulas

Com 26 anos de experiência em Educação, o Colégio Meta inicia o ano de 2021 com mais de 1,2 mil alunos.

2020 foi um ano desafiador, mas, através de muito estudo, planejamento e trabalho em equipe, as famílias Meta abriram as portas de suas casas e permitiram-nos entrar para que os processos de ensino e aprendizagem continuassem acontecendo apesar da Pandemia. E assim, o ano letivo foi concluído. Entretanto, é do conhecimento de todos que as crianças e os jovens precisam muito mais do que “aprender conteúdos”, eles precisam da socialização com seus colegas e da interação com o ambiente escolar. Sabendo disso, iniciaremos 2021, com aulas no formato híbrido para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Já os alunos da Educação Infantil terão aulas 100% presencial.

A Educação Infantil é a base inicial do processo educativo, um dos meios principais para desenvolver as crianças integralmente, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Portanto, na Educação Infantil, o aprendizado é baseado na interação com o outro, nas experimentações e brincadeiras, tornando o ambiente escolar indispensável nesse processo, por isso, a importância das aulas presenciais nessa faixa etária.

Em relação ao Sistema Híbrido, vale ressaltar que é uma metodologia que promove uma mistura entre o ensino presencial e propostas de ensino online – ou seja, integrando a Educação à tecnologia, que já permeia tantos aspectos da vida do estudante.

Não basta colocar computadores na escola e deixar os estudantes ali sem qualquer orientação. O ensino híbrido é uma mistura metodológica que impacta a ação do professor em situações de ensino e a ação dos estudantes em situações de aprendizagem. As configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração e envolvimento com as tecnologias digitais.

Desde que as aulas remotas iniciaram, os mantenedores, diretores e toda a equipe gestora do Colégio, estão sempre em busca de melhorias para que os alunos possam receber o que há de melhor e agora, com o ensino híbrido não será diferente, o Colégio Meta não economizou esforços nem investimentos. Todas as salas de aula estão equipadas com aparelhos de áudio e vídeo, e novos recursos para garantir o sistema híbrido e seguir todas as normas sanitárias para segurança de todos. Ganharam câmeras Full HD de alta resolução e microfones com alta captação de som, para que os alunos que estarão em casa consigam ter com qualidade a transmissão das aulas. Além disso, as salas estão equipadas com caixas de som, projetores e telas, para facilitar a dinâmica em sala de aula dos professores e alunos presentes.

A capacidade de alunos em cada sala de aula foi medida de acordo com o distanciamento proposto pelo protocolo de segurança e de acordo com o Plano SP. Para que o planejamento e a logística das aulas híbridas fossem organizados, as famílias responderam uma pesquisa, onde optaram por enviar seus filhos para as dependências do Colégio, permitindo que eles participem das atividades presenciais, com supervisão e cumprimento de todos os protocolos de segurança indicados por assessoria especializada ou optar por manter seus filhos em casa. Ao final da pesquisa, uma média de 60% das famílias optou pelas aulas presenciais e 40% por continuar com as aulas remotas.

Com posse desses dados, todas as turmas foram organizadas e aquelas que tiveram um número excedentes de alunos, houve a necessidade de rodízio para que todos tivessem a oportunidade de frequentar as aulas presenciais. As aulas híbridas terão início no dia 15 de fevereiro, pois nas duas primeiras semanas, todos os alunos do Fundamental e Médio assistiram aulas no formato remoto, para que fosse garantido um processo de adaptação tranquilo ao novo formato de aula híbrida.

O Colégio está pronto para receber os alunos!!! Com muita energia e entusiasmo o Colégio está preparado para um ano repleto de novos aprendizados, mas também de muita segurança.

Esse é o Colégio Meta!!! São 26 anos de Compromisso com a Educação. E se você ainda não está procurando uma escola para seu filho, o Colégio Meta é uma excelente opção, pois apresenta qualidade de ensino, através de uma linha pedagógica que pensa o indivíduo como sujeito reflexivo e ator do seu próprio conhecimento, tendo o professor como mediador desse processo.

Buscando o desenvolvimento integral dos educandos que, desenvolvem competências e habilidades de extrema importância para sua vida em sociedade.

Para conhecer mais sobre o Colégio Meta, acesse www.colegiometa.com, também no facebook em facebook.com/ColegioMeta ou faça-nos uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1541, Itaici.

Fotos: divulgação