Retomada as aulas presenciais de forma natural

COLÉGIO META

IMG_2569

Mês de novembro traz esperança de resgate da “normalidade”

No Colégio Meta os impactos da pandemia, inicialmente assustadores no que se refere às perspectivas da Educação, proporcionaram total mobilização da equipe escolar, maior unidade mesmo em meio às diversidades, pesquisas, estudos e muita aprendizagem, vivências e descobertas pedagógicas inéditas. O Colégio não parou em momento algum, mesmo distante de seus estudantes. A comunidade escolar se espalhou por várias regiões de Indaiatuba e imediações, sendo os professores acolhidos nas residências de cada família. A rotina escolar se integrou com a rotina familiar, de modo a estreitar os vínculos e a conexão entre os principais protagonistas do ensino qualitativo.

De maio a outubro de 2020, as crianças e jovens estavam completamente distantes dos espaços da escola, em ensino remoto. Apesar da distância física, a proximidade só se fortaleceu. Parece mágica, mas não é, o engajamento, compromisso e a responsabilidade de todos os integrantes da equipe escolar realmente fez a diferença.

A partir de outubro de 2020, o retorno gradativo iniciou-se, por meio do oferecimento de oficinas no contraturno das aulas regulares. Neste momento, empresas especializadas cuidavam dos protocolos de higiene e segurança, garantindo a preservação da saúde de todos.

Em fevereiro de 2021, o ensino híbrido proporcionou o acolhimento de maior número de estudantes em atividades presenciais, sem acarretar prejuízo aos que permaneciam em casa. Na segunda unidade letiva, ampliaram-se ainda mais as adesões às aulas presenciais e, após as férias escolares de julho, o Colégio tinha cerca de 80% de seus estudantes em seu interior. Durante todo esse tempo, nenhuma situação de contágio foi registrada.

O mês de novembro se aproxima e, junto com a sua chegada, renova-se a esperança de resgate da “normalidade”. É certo que tal normalidade é relativa porque, depois de tantas descobertas e transformações, as escolas jamais serão as mesmas.

Na Semana da Criança, todos foram preenchidos por um mix de sentimentos, ao participarem de eventos extremamente importantes e integradores, os quais não ocorriam há quase dois anos. O Colégio promoveu diversas atividades para as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), incluindo uma super sessão de cinema, na quadra do Colégio. Para o Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, um grande torneio de futebol foi organizado, na Arena 77. Todos os protocolos habituais foram preservados e os jovens demonstraram o quanto esses momentos fizeram falta.

Logo após o feriado prolongado, o Colégio Meta terá praticamente a íntegra de seus estudantes de volta e já está preparado para recebê-los, com acolhimento, afeto, espaços de escuta, alegria e empatia, pois será preciso reconstruir a “normalidade”, com absoluta conexão.

Para conhecer mais sobre o Colégio Meta, acesse www.colegiometa.com, também no facebook em facebook.com/ColégioMeta, ou faça uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.

Foto: Divulgação