Recorde de mulheres indicadas para melhor direção

6 - Globo de Ouro

Pela primeira vez na história, três diretoras concorrem na categoria

Emerald Fennell, Regina King e Chloé Zhao fizeram história no Globo de Ouro deste ano. Esta é a primeira vez que mais de uma mulher é indicada à categoria de Melhor Direção na premiação dedicada ao cinema e à TV.

As três vão concorrer com David Fincher e Aaron Sorkin. O Globo de Ouro anunciou nesta quarta-feira (3) os indicados à sua 78ª edição.

Em 2015 o último ano em que uma mulher foi indicada nesta categoria, quando Ava DuVernay concorreu pelo filme ‘Selma’, mas perdeu para Richard Linklater (‘Boyhood’).

Em toda a história do prêmio, apenas oito mulheres concorreram a melhor direção:
Barbra Streisand – ‘Yentl’ (1984) e ‘O Príncipe das Marés’ (1992)
Jane Campion – ‘O Piano’ (1994)
Sofia Coppola – ‘Encontros e Desencontros’ (2004)
Kathryn Bigelow – ‘A hora Mais Escura’ (2013) e ‘Guerra ao Terror’ (2010)
Ava DuVernay – ‘Selma’ (2015)
Emerald Fennell — ‘Bela Vingança’ (2021)
Regina King — ‘Uma Noite em Miami…’ (2021)
Chloé Zhao — ‘Nomadland (2021)
Barbra Streisand foi a única a vencer o prêmio, por ‘Yentl’. Ela dirigiu, protagonizou, coescreveu e coproduziu o filme sobre uma menina judia que se disfarça de menino para entrar no treinamento religioso. Streisand concorreu com Bruce Beresford, Ingmar Bergman, James L. Brooks e Mike Nichols.

Globo de ouro 2021
Promovida pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla original), a cerimônia com o anúncio dos vencedores acontecerá em 28 de fevereiro.

Durante o evento, Jane Fonda receberá um prêmio pelo conjunto da obra, uma homenagem a uma carreira de cerca de 60 anos no cinema, na televisão e na linha de frente das questões sociais.

Tina Fey e Amy Poehler serão as apresentadoras do Globo de Ouro. A dupla de comediantes vai repetir a parceria de 2013 a 2015, quando comandaram a premiação.

Foto: getty images north america/ap/ap