Receita da vovó

Confira dicas de beleza que atravessam gerações

Fotos: Urbano Erbiste
Fotos: Urbano Erbiste

Quando pensamos em uma vovó, a imagem que vem à cabeça é de uma senhora franzina, de óculos, sentada em uma cadeira, fazendo crochê. No entanto, as avós modernas passam longe dessa figura. Dando banho de beleza e disposição em mulheres mais jovens, a quem andam inspirando, essas senhoras unem ritos antigos à estética moderna para se sentirem cada vez mais jovens e cheias de energia. Tudo isso, garantem elas, é para brincar com os netos, tanto no Dia dos Avós, comemorado no domingo (26) como em todos os outros dias do ano.
“Essas avós ativas inspiram as outras gerações. São exemplos para suas filhas e até para as netas, que também buscam o gás que elas têm. Há pouco tempo, uma mulher de 60 anos, com netos, era considerada uma idosa. Hoje, não se comporta como tal”, diz a educadora física da Foccus Trainning Ana Carla Grossi, especialista em terceira idade.
Seja cuidando da pele e do cabelo com cremes modernos ou receitas caseiras simples, seja moldando o corpo com exercícios e uma alimentação equilibrada, o desejo de muitas avós na faixa dos 60 anos é o mesmo: envelhecer com beleza. A corredora Jane Lima, a comerciante de belas madeixas Cristina Gouveia e a blogueira da pele de pêssego Tânia Ferreira afirmam que, se for para chegar aos 100, que seja com a pele, o corpo e a energia de Dona Alzira, uma senhora de 98 anos.

receita única
Alzira da Silva, 98 anos

Foi na fartura de cocos de Fortaleza, onde viveu até os 30 e poucos anos, que Dona Alzira descobriu o segredo da beleza e da disposição: “ainda hoje lavo o rosto com água de coco. A pele fica muito macia! É um hábito de família. Tinha tanta fruta em casa que eu a usava no rosto e no corpo. Eu ainda bebia, tudo para hidratar.” Moradora da Glória, Alzira é inspiração para as vovós mais jovens. Ela gosta de dançar, se arrumar para as visitas e tocar violão. “Cuidar de mim foi fundamental para chegar à minha idade assim”, diz a avó de dois netos, confessando: “só falta eu ser bisavó”.

 

corpo perfeito
Jane Lima, 61 anos

Jane é avó de três netos. Com um corpo perfeito, não aparenta a idade que tem. “Vai fazer dois anos que voltei a correr e já participei de duas meias-maratonas. Fiz balé a vida toda e, com a corrida, fiquei mais satisfeita com minha imagem. Tudo que visto fica bom. Sou uma velha metida”, brinca. Para se manter ativa, treina três vezes por semana e se prepara para as corridas fazendo spinning e musculação. É na comida que ela tem seu segredo mais antigo: “sou acompanhada por nutricionista por causa das provas, mas aprendi com minha mãe a comer para ficar forte. Inhame, batata-doce e aipim são alimentos que dão energia”.

 

lindas madeixas
Cristina Gouveia, 60 anos

Cristina dispensa os chuveiros quentes e os mil cremes que o mercado de cosméticos oferece para os cabelos. Em prol da beleza de seus fios, levemente grisalhos, finos e muito sedosos, a avó de quatro netos faz questão de controlar a temperatura da água: “lavo sempre com água fria”. Outro segredo é o que ela usa no lugar do condicionador. “Sempre tive muito cuidado com o meu cabelo. Não me entupo de cremes e, depois do xampu, aplico a máscara de hidratação”, confessa. Dona de um estilo moderno adora praia, mas já na adolescência aprendeu a proteger suas madeixas: usar o chapéu para não queimar os fios.

 

pele de pêssego
Tânia Ferreira, 57 anos

À espera da chegada do quarto neto, Tânia se divide entre produtos modernos e receitas caseiras para manter sua pele linda, macia e bem cuidada. “Nunca fiz botox ou plástica, mas me cuido para minimizar os efeitos do tempo. Uso tônicos e sabonetes específicos e faço esfoliações para remover as células mortas e renovar a pele. Se me esqueço e deito, não consigo dormir”, diz, que escreve sobre estilo de vida, incluindo beleza, no blog “Inspire”. A receita do esfoliante é antiga: “Misturo mel com açúcar ou fubá e passo na zona ‘T’ do rosto (testa, nariz e queixo).

 

Dica dos especialistas

Segundo Márcio Guadagno, hairstylist do Werner Coiffeur Galeria Ipanema, o cabelo da mulher de 60 anos em diante tende a ficar mais quebradiço e menos hidratado. “As alterações hormonais da idade acabam por mudar os fios”, diz. A temperatura da água é uma aliada, mas isso não dispensa uso de produtos bons: “o uso de água fria para conter a oleosidade do couro cabeludo evita a queda. Sugiro dar preferência a xampus e cremes específicos para cada tipo de cabelo e hidratações de 15 em 15 dias”.  De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional Jizely Félix, do Instituto Nyoá, com o passar dos anos, a renovação da pele é mais lenta. “O principal benefício das esfoliações caseiras como as de nossas avós é uma limpeza mais profunda, deixando aparente a camada viçosa da pele. Além disso, o mel e a água de coco são ótimas fontes de hidratação”, afirma ela, que completa: “o ideal é que sejam feitas semanalmente, para a pele se recuperar, já que o fubá e o açúcar são grossos e machucam se usados com frequência”.  As vovós que pretendem ser ou já são esportistas, como Jane, devem ter um acompanhamento profissional para evitar problemas depois. “O especialista dosa os treinos, especialmente na musculação, para prevenir lesões e sobrecarga”, alerta a educadora física Ana Carla Grossi, que destaca o lema “antes tarde do que nunca” para maiores de 60 anos adotarem os exercícios. Entre os benefícios, além da boa forma, Ana elege o ganho de massa muscular e óssea, e a melhora do sono.