Ranger Limited VS Hilux SRX

Picapes estão entrando em um novo ciclo de vida

A Ranger ganha comparativo e a Hilux dispara nas vendas e após venda, a Toyota trata seus clientes com rapapés nas lojas fotos: divulgação
A Ranger ganha comparativo e a Hilux dispara nas vendas e após venda, a Toyota trata seus clientes com rapapés nas lojas
fotos: divulgação

À venda no Brasil a partir de maio, a nova Ranger já começa a medir forças com a concorrência antes mesmo de chegar às lojas. A picape média da Ford está mais equipada e encara a Toyota Hilux, que mudou de geração no fim do ano passado. O tira-teima é entre as versões de topo, com cabine dupla, motor turbodiesel, câmbio automático e tração 4×4.
A Ranger comparece na opção Limited, cuja tabela começa em R$ 179.900. A Hilux vem para o confronto na versão SRX, que tem preço sugerido a partir de R$ 188.120.
Como em outras oca-
siões, a picape da Ford não teve muita dificuldade para vencer a rival da Toyota. Além de ser R$ 8.220 mais acessível na versão de topo, a Ranger é a primeira picape média vendida no Brasil a oferecer cinco anos de garantia. O padrão da categoria são três, como é o caso da Hilux.
Também inédito no segmento é o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, que pode acelerar e frear a picape sem a interferência do motorista, de acordo com o trânsito, além de leitores de faixa – o volante vibra se o motorista mudar de direção sem acionar a seta. Ambos só estão disponíveis no modelo da Ford.
A Hilux tem vários trunfos, além do logotipo da Toyota, que faz muita diferença para o consumidor desse tipo de veículo. Feita na Argentina, assim como a Ranger, tem chave presencial (não é preciso pressionar o dispositivo para abrir as portas, por exemplo) partida por botão, faróis de LED, além de TV e toca-DVD, itens ausentes na picape da Ford.
Mas a Ranger supera a concorrente também no desempenho, custo de seguro e tecnologia. A picape da Ford, aliás, costuma ser sucesso de crítica, mas nem sempre de público – com a Hilux é o contrário.
Em 2015, foram emplacadas 32.900 unidades da Toyota, ou apenas 430 a menos que a Chevrolet S10, líder do segmento. É quase o dobro da Ranger, que teve 16.880 vendidas no período.

vigoroso
Basta uma leve pressão no pedal do acelerador para a Ranger arrancar com disposição impressionante para uma picape de 2,2 toneladas. A explicação está no exclusivo motor a diesel 3.2 de cinco cilindros, que gera 200 cv. A picape da Ford chega a cantar os pneus traseiros nas saídas um pouco mais fortes. Da Hilux, o 2.8 de quatro cilindros e 177 cv é mais dócil e torna as acelerações bastante suaves.
A Toyota tem dois modos de condução – econômico e esportivo (Eco e Power) -, que podem ser selecionados no console. Mas apenas a Ranger traz direção elétrica, uma exclusividade no segmento, que torna o sistema mais preciso e economiza combustível.
O raio de giro da picape da Ford também é menor, o que facilita a tarefa de estacionar esse tipo de veículo. As duas picapes têm cerca de 5,3 metros de comprimento.
Em muitos aspectos elas se equivalem, como o número de airbags (sete, incluindo o de joelhos), as rodas de alumínio de 18”, os bancos de couro com ajustes elétricos (motorista), controle automático de subida e descida etc. Mas em outros, a balança pende para a Ford.
É o caso de seu quadro de instrumentos, que vem do Fusion. Há duas telas digitais personalizáveis, que contrasta com o visual conservador do painel da picape da Toyota. A Hilux, aliás, mantém o tradicional relógio digital do Corolla.
As duas têm acionamento elétrico da tração e protetor de caçamba Mas só a Ranger traz capota marítima (de série).

Picape da Ford ganha mais tecnologia por R$ 179.900  Basta dar partida para ver que a Hilux entrega toda a força
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