Quarta edição do reúne dança e show gratuito

São João na Praça

Evento acontece hoje e amanhã, dias 10 e 11, na Praça Prudente de Moraes

C riado com o objetivo de resgatar a tradição das festas populares e típicas de rua, a quarta edição do São João na Praça acontece nos dias 10 e 11 de junho, na Praça Prudente de Moraes. Além das tradicionais barracas de alimentação e brincadeiras comandadas pelas entidades assistenciais, o evento contará com quadrilha caipira e shows gratuitos. A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Na sexta, 10 de junho, a festa acontece das 19h às 22h. Abrindo a programação, o Grupo de Terceira Idade Viver a Esperança e os alunos da Emeb Prof. Wladimir Olivier se apresentam, assim como os alunos dos grupos de referência de Danças Urbanas, Jazz e Ballet Clássico. Na sequência, o São João na Praça recebe os shows do Forró DiCasa e Dois Dobrado.

No sábado, 11 de junho, a festa se estende das 16h às 22h. Abrindo a programação, o Trio Lampião SP é atração. Em seguida, às 17h30, acontecem apresentações de alunos do Complexo Educacional Laura Fahl e do Grupo de Dança 60+, com a coreografia Xote da Alegria.

Às 18h, é a vez da Banda Rock’n’Roça. Os alunos dos grupos de referência de Danças Urbanas, Jazz e Ballet Clássico se apresentam às 19h30. Fechando a programação, às 20h, o grupo Forró Mariara sobe ao palco.

As entidades que participam do 4º São João na Praça são: Dispensário Antonio Frederico Ozanam, Bolha de Sabão, Educandário Deus e a Natureza, Centro de Inclusão e Assistência às Pessoas com Necessidades Especiais (Ciaspe), Casa da Mulher Anália Franco, Casa da Fraternidade, Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba (ADVI), Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista (CIRVA) e Comunidade Farol.

Vacinação
Além das atrações culturais, a Secretaria Municipal de Saúde marca presença no São João na Praça com um ponto de vacinação contra Covid-19. O foco é vacinar crianças a partir de 5 anos que ainda não tomaram a segunda dose, além de adolescentes de 12 a 17 anos que não receberam a terceira dose.

Na sexta-feira, dia 10, a equipe da Saúde estará vacinando das 19h às 21h, e no sábado, dia 11, das 16h às 21h. É obrigatória a apresentação de um documento com foto e o cadastro no Minha Vacina no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login.

Saiba mais sobre as atrações do 4º São João na Praça:

Forró DiCasa
Trio de forró pé de serra, formado em 2019, na região de Campinas, com o objetivo de contribuir para que a tradição popular, principalmente nordestina, atravesse gerações e se mantenha forte. Para isso, desenvolve um trabalho de pesquisa musical, mas também se dedica a compor canções que retratem nosso cotidiano, sem se afastar das raízes.
O Forró DiCasa é formado por Mari Vasconcelos (voz e triângulo), Júlio Cesar Motta (voz e zabumba) e Rafa Virgulino (voz e sanfona), filho de um dos grandes nomes do forró, Enok Virgulino, fundador do Trio Virgulino.

Dois Dobrado
Conhecidos pela forma alegre e irreverente de fazer forró, com influências do rock, choro e música erudita, o Dois Dobrado vem imprimindo sua identidade e conquistando o público a cada nova composição e apresentação, colocando em tudo que produz, mensagens que arremetem principalmente a positividade, histórias de amor e claro, o forró e a dança.
Formado por Marcelo Lima (voz e triângulo), Jonas Virgulino (voz e sanfona) Jorge Silva (voz e cavaquinho), Will Nascimento (voz e zabumba), traz no núcleo do seu som a essência deixada por Luiz Gonzaga, Dominguinhos e companhia, trazendo essa sonoridade para uma linguagem jovem, atual e moderna.

Trio Lampião SP
Natural de Astorga, no Paraná, Francisco Vieira, mais conhecido como Lampião, apaixonou-se pelo acordeon ainda jovem e passou a aprender sozinho os segredos deste instrumento.
Depois de anos participando de eventos de amigos e conhecidos, criou o projeto Trio Lampião SP, ao lado da filha Gislaine (percussão) e do genro Cláudio (zabumba), passando a se apresentar em eventos por toda a região.

Banda Rock’n’Roça
A banda nasceu há 10 anos com objetivo de trazer ao público a experiência da harmonização entre música tradicional brasileira com rock and roll. Como gostam de dizer: “a banda passa pelo Rock ao Baião de Pink Floyd à Gonzagão”, com uma sonoridade que mistura instrumentos acústicos do folk contemporâneo com ritmos brasileiros.

Forró Mariara
Grupo de forró pé de serra da cidade de Campinas, vem se destacando em apresentações pelo interior paulista. Apesar de novo, o grupo conta com integrantes experientes, como a vocalista e triangulista Lis Ferraz, que já dividiu o palco com grandes nomes do gênero e participou do conceituado Festival Nacional do Forró de Itaúnas, o maior evento de forró pé de serra do Brasil, recebendo duas premiações individuais em 2018, como melhor intérprete e revelação feminina.

Du Cartola, Weslei Lima, Cainã Miachon completa o grupo, que se destaca pelo repertório autoral, com músicas do compositor Marcílio Menezes, além de canções renomadas de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Mestre Zinho, Marinês, Marinalva, Elba Ramalho, Lucimar, Alceu Valença, Flávio José, Maciel Melo, Flávio Leandro, Anastácia, Jackson do Pandeiro, entre outros.

Programação

10 de junho

19h – Apresentações de forró e quadrilha caipira
19h30 – Forró DiCasa
20h30 – Dois Dobrado

11 de junho

16h – Trio Lampião SP
17h30 – Apresentações de escolas
18h – Banda Rock’n’Roça
19h30 – Apresentações de alunos da Secretaria de Cultura
20h – Forró Mariara

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI