Prefeitura inicia implantação de Totens de Autoatendimento nas Unidades de Saúde

A Prefeitura de Indaiatuba iniciou a implantação de Totens de Autoatendimento nas unidades de saúde do município. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Campo Bonito foi a primeira a receber o projeto piloto ainda em 2025, e o serviço já funciona também nas unidades do Parque Corolla e do Parque Residencial Indaiá. A UBS do Jardim Umuarama recebeu o equipamento nesta semana. Os totens serão instalados de forma gradativa em todas as 17 UBSs e nos demais serviços de saúde. O objetivo é acelerar o fluxo de entrada e melhorar o gerenciamento das filas, reduzindo o tempo de espera nos serviços de saúde do município.

Gabriel Beccari – Secom/PMI

100%
O projeto é da Secretaria Municipal de Saúde e o sistema foi 100% desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração.
Os novos terminais de autoatendimento automatizam os processos de check-in dos pacientes com consulta agendada, pacientes que precisam de administração de medicamentos e curativos, a retirada de medicamentos, coleta de exames, vacina, serviços de aferição de pressão ou atendimento na recepção. Dessa forma, cada paciente já entra na fila de espera específica do serviço que precisa, o que agiliza o processo de triagem na chegada da unidade e também diminui o tempo de espera pelo serviço.

Eficiência
O prefeito Dr. Custódio Tavares comemora a novidade reforçando que utilizar recursos de tecnologia para automatizar serviços e melhorar o atendimento da população é uma das principais metas da sua gestão. “Nosso Departamento de TI trabalhou com bastante eficiência na criação e implantação desse sistema que é uma solução tecnológica que simplifica processos e reduz filas, tornando o atendimento mais ágil e humanizado”, destacou.
O sistema criado pelo Departamento de TI da Prefeitura é bastante interativo, com interfaces intuitivas, o que garante facilidade de uso mesmo para públicos menos familiarizados com tecnologia.