Faculdade Anhanguera e OSC Gabriel fazem parceria

A Faculdade Anhanguera e OSC GABRIEL estarão juntas na realização do curso de Orientação e Mobilidade do projeto OLHOS DO CORAÇÃO dos Amigos dos Deficientes Visuais de Indaiatuba. O curso terá início a partir de 21 de novembro e terá duração de 6 meses, tendo o término previsto para o mês de maio de 2018.
A iniciativa foi dos gestores da OSC GABRIEL que identificaram a necessidade de oferecer aos deficientes visuais do grupo formado pelo projeto, uma oportunidade de desenvolver sua mobilidade com segurança e eficiência com a finalidade de possibilitar acesso às atividades do seu cotidiano, que muitas vezes, foram interrompidas com a falta da visão.
A presidente da OSC GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, informou que durante os encontros realizados com os deficientes visuais no decorrer dos últimos meses, puderam perceber que a maior dificuldade para realização das atividades desejadas por eles era justamente a locomoção e a dependência para conseguir chegar aos locais pretendidos.
A partir daí, juntamente com o gestor do projeto, Osvaldo Jesus de Moraes Junior e os demais membros da diretoria da OSC GABRIEL, optaram em iniciar as atividades programadas pelo Curso de Orientação e Mobilidade. Começou então a corrida para viabilizar o projeto.
Há alguns anos a OSC vem participando de editais de concursos, incluído os da Fundação Volkswagen. Neste ano não foi diferente, relembra Maria Inês, que resolveu inscrever o projeto nos últimos dias de inscrição.
“Procuramos ampliar o projeto e procuramos a Faculdade Anhanguera para nos apoiar nessa realização e fomos recebidos de braços abertos pela Diretora da Unidade, Profa. Miriane Almeida Fernandes e pelo coordenador acadêmico, Prof. Marcos Rodolfo Firmino Pinto”, completa Maria Inês.
Além de sediar o curso inicial para capacitar 10 deficientes visuais, a faculdade irá disponibilizar professor e dois alunos para fazer parte da capacitação com a finalidade de tornarem multiplicadores das ações propostas pela profissional Carolina Camargo, Terapeuta Ocupacional responsável pelo curso.