Por que seu cão precisa de um tempo?

Rotina doméstica pode prejudicar a saúde e o bem-estar dos cães

texto: AtitudeCom Estratégia em Comunicação | foto: divulgação/cãompo

Apesar de domésticados, os cães ainda mantêm alguns instintos de seus ancestrais selvagens, os lobos. Por isso, embora convivam bem em casas e apartamentos, junto do ser humano, é importante para o bem-estar dos animais permitir que eles tenham contato com a natureza, que descarreguem suas energias adequadamente e tenham contato com outros cães.
O tédio é um dos problemas comuns aos animais que passam muito tempo fechados em casa. Segundo o veterinário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Jr., os cães ficam entediados quando não realizam atividades suficientes para gastarem energia. Esse sentimento atinge qualquer animal, principalmente os de grande porte. O tamanho do espaço onde residem também tem influência em seu estado de ânimo. Eles sinalizam tédio quando perdem o interesse por interagir com os donos ou com visitas, por exemplo. O tédio pode acarretar obesidade e consequentes problemas físicos e emocionais.
“Nem sempre um passeio no fim do dia, quando os donos chegam do trabalho, é suficiente para que os cães gastem toda a energia que eles têm acumulada. Por isso, é importante investirem em locais que realizam atividades que atendam a essa necessidade de gasto energético, proporcionando bem-estar aos animais”, explica Macellaro.
No Clube de Cãompo, hotel fazenda para cachorros em Itu, interior de São Paulo, a 80 km da Capital paulista, os cães podem participar de uma série de atividades como day care, spa, natação e agility. São 60 mil m² de área verde para que eles gastem energia à vontade e socializem com outros cachorros.
E, por falar em socialização, o convívio com humanos e o afastamento de outros animais, podem causar problemas emocionais aos cães que costumam ser sinalizados por excesso de medo, ingestão de fezes, micção involuntária, destruição de objetos, latido excessivo e agressividade, entre outros. “A natureza do cão é viver em matilha, em bando. Uma nova rotina, com mais atividades físicas e programas de socialização são fundamentais para garantir o bem-estar físico e emocional dos cachorros”, comenta Macellaro.
Fora toda a rotina de atividades educacionais e recreativas, o Clube de Cãompo possui chalés exclusivos com monitoramento 24 horas, divididos em áreas que separam os cães maiores dos menores, garantindo a segurança dos animais. O espaço conta, com suítes de 30 m² com ventiladores de teto, quintal acoplado e programação recreativa personalizada. Além disso, o espaço possui serviço de transporte porta a porta em veículos climatizados para a comodidade dos clientes.
O Clube de Cãompo fica na Rodovia SP-300, Km 95 – Itu/SP. Informações pelos (11) 4024-6914 e 9.9968-4729. Saiba mais: www.clubedecaompo.com.br