Pensamentos & Reflexões Você tem Paciência?

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Queremos tudo para já, não existe a mínima tolerância nem sequer com o curto prazo, e quando algo não sai como esperávamos, surge à impaciência, chegando muitas vezes ao limite da falta de respeito com os demais.
Mas por que isso está acontecendo?
Estamos vivendo uma cultura da gratificação imediata e esperamos que as coisas aconteçam sem demora, sem erros e da maneira como queremos. Quando isso não ocorre, a tendência é ficarmos cada vez mais frustrados, irritados e sem paciência.
Ao longo do dia, a vida impõe provas à nossa paciência. Por exemplo, uma dor física, uma leve enfermidade, o calor excessivo, o telefone que não funciona, o trânsito congestionado etc. São adversidades concretas e, às vezes, banais, que nos fazem perder a paz. Em todas essas ocasiões, deve-se usar de paciência.
A pessoa que exercita a paciência tende a desenvolver a habilidade de ver com mais clareza a origem dos problemas e a melhor maneira de solucioná-los, mesmo que a solução só venha com o passar do tempo. A paciência é característica típica da personalidade madura, demonstrando virtudes, como a tolerância, o respeito e a sã convivência com quem pensa e age diferente de nós, e não se deixando levar pela ira e ansiedade. Nunca é tarde para mudar comportamentos e, se não conseguir nas primeiras tentativas, seja paciente consigo mesmo e persevere em seu objetivo.