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Para dormir bem, desligue seus aparelhos eletrônicos

Por Redação
In CIdade
julho 8, 2017
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11---Luz-Aparelho-Eletronicos

Para grande parte das pessoas o celular já virou quase uma extensão do próprio corpo, o que torna cada vez mais difícil se separar dele. Além do aparelho, há quem recorra a um filme ou joguinho no tablet para, supostamente, relaxar e dormir. A verdade é que, segundo especialistas, a luz da tela dos eletrônicos faz tudo, menos ajudar a dormir. Na verdade, dificulta o processo, enviando uma mensagem ao organismo de que ainda não é a hora de pegar no sono.
O ideal é se desvencilhar dos aparelhos até uma hora antes de deitar. Será que você aguenta o desafio?
– A luz desses aparelhos inibe a melatonina, que é o hormônio promotor do sono. Então, é fato que ficar na frente de qualquer eletrônico, inclusive do celular, pode piorar a indução do sono. Além disso, só de estar conectado já é um dificultador de relaxamento. Isso tudo vai contra ao que chamamos de higiene do sono – explica a neurologista Andrea Bacelar, da Associação Brasileira do Sono.
Segundo levantamento da Agência ‘We Are Social’, o brasileiro gasta, por dia, 5 horas e 26 minutos no computador ou tablet e outras 3 horas e 46 minutos no celular. Somadas às outras atividades, como ficam as horas de sono?
– Você tem que dar sinais para o organismo de que está na hora de dormir. Por isso, o local deve ter silêncio e temperatura agradável. É preciso ainda evitar exercícios à noite que são estimulantes – aconselha Luciane Mello, especialista do sono responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo Serviço de Polissonografia, ambos do Hospital Federal da Lagoa.

Prefira outras
atividades
Para substituir o celular antes de dormir, uma boa opção é ler um livro. Além de agir em benefício do relaxamento, ajudando a adormecer, ele não ficará te mandando mensagens para que você responda, como os aplicativos de celular.
– Aconselhamos também para quem acorda no meio da noite. Essa pessoa tem que sair da cama, ficar em ambiente tranquilo e pode ler, com uma luz não muito intensa e direcionada para o livro – ressalta Luciane.
Ela lembra que não é só o quarto que deve estar apropriado para o sono. Toda a casa em harmonia ajudará no processo. Nesse contexto, os pais devem dar o exemplo e manter o espaço silencioso e agradável para que os filhos consigam adormecer no horário previsto.
– E, se for preciso, retire o celular deles do quarto para que não escondam – afirma Andrea Bacelar.
As especialistas aconselham a adoção de atividades não estimulantes aos pequenos, como desenhar ou ouvir música, antes de deitar.

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