Orquestra Sinfônica abre temporada 2018

Com obras de Beethoven, Orquestra se apresenta dia 7

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre sua temporada 2018 com um concerto especial no sábado, dia 7 de abril, às 20 horas no teatro Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). O concerto marca o início da programação deste ano que pretende realizar uma temporada de alto nível artístico com solistas convidados, grupos de ópera, corais e concertos diversificados como a realização do Rock Sinfônico Vol. II e da programação especial para o Mês das Crianças. “Sempre que pensamos na programação da temporada, buscamos trazer qualidade com obras sinfônicas emblemáticas e relevantes como a sétima sinfonia de Beethoven que faremos nesse primeiro concerto do ano,”comenta o maestro e diretor artístico Paulo de Paula. “Será um grande desafio pois é uma obra de grande vivacidade e energia e o mais interessante é que ela foi composta quando Beethoven já estava completamente surdo,” finaliza.
A abertura do concerto terá a execução da obra ‘Coriolano’ composta em 1807, mesmo ano em que Beethoven escreveu a famosa Sinfonia n.5. Depois a orquestra apresenta a sétima sinfonia que é considerada pelo próprio compositor como uma de suas melhores obras. Apesar de ser considerado por muitos de seus contemporâneos como uma pessoa difícil e de temperamento sombrio, a sétima sinfonia de Beethoven é uma obra magistral. Nela podemos perceber movimentos com todo vigor e alegria das danças rústicas camponesas que tanto encantavam o compositor e o seu segundo movimento que apresenta um dos mais belos momentos da história da música.
Uma novidade é a série ‘Conversa com o Maestro’ onde o maestro Paulo de Paula, regente da Sinfônica de Indaiatuba, de maneira informal vai conversar com o público sobre o compositor, as obras e também tirar dúvidas sobre o funcionamento de uma orquestra. Segundo o maestro “temos percebido uma grande curiosidade da plateia sobre as obras e sobre a orquestra em si, então decidimos abrir um espaço para poder conversar com aqueles que têm interesse em saber um pouco mais sobre o que a orquestra vai tocar”. Essa conversa acontecerá no próprio teatro às 19 horas e terá meia hora de duração.
Para essa temporada, além dos concertos no teatro Ciaei a orquestra pretende realizar uma série de concertos didáticos em espaços públicos espalhados pela cidade, além do concerto ‘As Quatro Estações de Vivaldi’ abrindo o Maio Musical com a participação do violinista Cláudio Michelleti, outro destaque é a apresentação da ópera Gianni Schicchi de Puccini em parceria com o grupo Ópera Estúdio da Unicamp que tem previsão de ocorrer no mês de junho.
O concerto é uma realização da Prefeitura Municipal de Indaiatuba junto a Secretaria de Cultura e a Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba.
A entrada do evento é gratuita e por ordem de chegada.