Nutricosméticos – Um aliado à beleza

Eles fortalecem unhas e cabelo e combatem envelhecimento

Já imaginou tomar um comprimido e, puft!, sentir-se mais bela? Boom do cenário da estética, os nutricosméticos prometem muitas melhorias. Mas nada é tão fácil assim. As cápsulas da beleza têm eficácia comprovada, porém, não atuam sozinhas. Portanto, nada de abrir mão dos seus creminhos e de um cardápio rico em nutrientes.
“Os nutricosméticos ajudam a suplementar a dieta de quem tem carência de alguns nutrientes, mas não fazem milagre. Nada substitui uma alimentação saudável”, ressalta a diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Joana D’Arc Diniz.
Os comprimidos são compostos por aminoácidos, vitaminas, minerais ou bioativos de origem vegetal em doses acima da IDR (Ingestão Diária Recomendada). Essa proporção é capaz de suprir as necessidades do corpo e provocar efeitos estéticos como o fortalecimento de unhas, pele e cabelo. Eles também podem proteger contra o sol e combater os radicais livres que provocam o envelhecimento. Existem também os aliméticos, alimentos ou bebidas que têm nutrientes compatíveis com a IDR. Os efeitos são diversos. Mas por que, em alguns casos, apenas a alimentação comum não supre essa demanda nutritiva?
“Como as pessoas têm cada vez menos tempo de comer corretamente ou fazem dietas muito restritivas, elas ingerem quantidades insuficientes dessas substâncias. O paciente deve recorrer ao nutricosmético de acordo com sua carência”, diz Joana.
Mas é importante estar atenta a certos cuidados. Um exame prévio e uma consulta médica devem anteceder um tratamento com cápsulas de beleza. Conheça opções de nutricosméticos e saiba mais sobre o assunto com dicas de especialistas. Embeleze-se!

NM210315_18