Dopamine Dressing: a tendência promete dominar 2022

Acessórios, como joias e semi-joias, pedem atenção na hora do “Look”

A maneira que nos vestimos afeta diretamente o humor e é capaz de transmitir diversas sensações. A influência do vestuário é tão forte que usar uma peça com a qual se sinta bem (ou lhe traga alguma memória afetiva) está ligado diretamente a dopamina, o neurotransmissor responsável por provocar sensações de prazer e alegria, popularmente conhecido por ser o “hormônio da felicidade”.

Foi assim que surgiu a tendência que está em alta em 2022: dopamine dressing, em tradução livre, “vestir-se de dopamina”. O estilo usa cores que trazem diversos significados e sensações. Por exemplo, o amarelo como sinônimo de alegria, o azul para transmitir calma e serenidade, o vermelho simbolizando a intensidade, entre outras. Não são apenas sensações, mas também um meio de verbalizar, através da moda, o humor de cada dia.

As cores
Amarelo: Uma cor forte. Chama a atenção. Comparada ao sol, o amarelo remete a luz e ao calor. Simbolizando sentimentos como a alegria e a juventude, é ideal para quem busca se sentir mais alegre e transmitir um ar mais jovial.

Vermelho: Uma das cores mais fortes e de maior destaque. Representa diversas emoções como amor, paixão, raiva e intensidade. Demonstra firmeza e convicção de quem a usa.

Verde: Conhecida por ser a cor que conecta a natureza. Ele traz leveza, tranquilidade e harmonia.

Rosa: Em sua versão mais clara transmite tranquilidade e inocência. Enquanto em sua versão mais escura, remete à paixão e a sedução.

Laranja: Alegre em contraste com o vermelho. Transmite energia e estimula a criatividade. Simboliza sentimentos de alegria, confiança e sabedoria.

Roxo: A cor possui ligação com a antiguidade, tanto que, sentimentos ligados a luxo, sabedoria e respeito.

Azul: Seus tons mais claros transmitem a sensação de leveza e tranquilidade. Enquanto, os tons mais escuros são capazes de transmitirem segurança e poder. Simbolizando força, poder e tranquilidade.

Tendência
As joias, semi-joias e acessórios se encaixam nessa tendência de acordo com o estilo de cada um. O mais divertido é que não há regras ou forma certa de usar, já que a intenção é nos proporcionar bons sentimentos e liberar dopamina em nosso corpo, você pode (e deve) – usar aquilo que mais gosta, fazer combinações mais coloridas e ousadas possíveis. A ideia da tendência é abusar de combinações cromáticas para criar um visual ousado, criativo e estiloso, fugindo do padrão do dia a dia.

Uma dica para começar a se aventurar na tendência é usar peças lisas e combinar cores análogas e complementares.

Crédito: JK Espaço Mulher/Divulgação