Não precisa entrar em guerra com a balança

MC Carol diz que se tiver saúde, não tem que ser magrinha

texto: Ana Paula Blower/infoglobo  | fotos: divulgação | Fabiano Costa
texto: Ana Paula Blower/infoglobo | fotos: divulgação | Fabiano Costa

“Será que a saúde está diretamente ligada ao formato do seu corpo?”. Quem fez essa pergunta aos internautas, foi a funkeira MC Carol. Para ela e para médicos, a resposta é simples: ser gordinha não significa estar doente. Aliás, estar acima do peso não precisa ser um baque na autoestima. A moça, na verdade, está muito bem obrigada e quer passar essa ideia para frente. A bandeira que levanta é a da autoaceitação, um remédio eficaz contra a insegurança. Ir contra padrões de magreza pode ser maravilhoso – desde que os cuidados com a saúde estejam bem.
Aceitar o seu corpo da forma como ele é traz benefícios claros no dia a dia. Para a psicóloga Paula Emerick, a autoaceitação ajuda na conquista de relacionamentos sinceros e saudáveis. Assim como o sucesso no mercado de trabalho, já que a mulher fica mais segura e menos vulnerável às críticas.
“Gostar de você mesmo é muito importante para que não se viva um personagem, algo que não é, apenas para ser aceita. Bem resolvida, tudo melhora.” – comenta Paula.
Os problemas com o espelho não são exclusivos dos adultos. Cada vez mais, diz a psicóloga Andreia Calçada, adolescentes sofrem com a tal ditadura da magreza.
“A mídia impõe que, para serem amadas e olhadas, elas têm que seguir um padrão. Isso é desestruturante. O belo não é aquilo imposto pelo outro. A questão é: “o que posso fazer para ressaltar o que gosto em mim”? – diz Andreia.
Ao tirar o foco da balança para se sentir bem, entretanto, não se pode esquecer de monitorar a
saúde.
“Estar acima do peso mas com os exames laboratoriais normais não tem problema. Ainda mais se não for sedentária e tiver uma alimentação qualitativamente boa.” – afirma a endocrinologista Flávia Conceição.

de olho na saúde

atenção
Não se preocupar demais com o peso não exclui a necessidade de monitorar a saúde. Para isso, é importante realizar os exames clínicos de rotina e mantê-los estáveis.

Evitar o ócio
Para ser saudável, não precisa ter aquela barriga de tanquinho, mas a atividade física é fundamental na prevenção de doenças. O indicado é a prática de exercícios leves, como caminhada, três vezes por semana.

Alimentação
Manter uma dieta restritiva por muito tempo não faz bem a ninguém. Por outro lado, o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura, frituras e industrializados deve ser de forma equilibrada e nunca exagerada.

Fique Alerta
Quanto mais acima do peso, maior o risco de complicações, como diabetes, hipertensão e dores nas articulações.

A funkeira MC Carol levanta a bandeira da autoaceitação contra a insegurança
A funkeira MC Carol levanta a bandeira da autoaceitação contra a insegurança