Museu: a história da Aviação em Aeromodelismo

O Museu Municipal Antônio Reginaldo Geiss recebe, a partir do dia 1º de outubro, a nova exposição A História da Aviação em Aeromodelismo por Edílio Monteiro da Silva. Reconhecido por seu trabalho com fotografia, durante a vida Edílio desenvolveu e construiu inúmeros aeromodelos. O novo espaço contará ainda com uma inovação tecnológica: o público poderá pesquisar em um totem interativo um pouco da história de cada exemplar em exposição.

A secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, agradece a família de Edílio Monteiro da Silva. “Não seria possível montar esta exposição sem o apoio e a confiança dos familiares do senhor Edílio”, ressalta. “Os aeromodelos formam um verdadeiro passeio pela história da aviação e todos estão convidados a conferir esta atração imperdível”. O Museu Municipal está vinculado ao Departamento de Preservação e Memória da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Prefeitura de Indaiatuba.

Edílio Monteiro da Silva nasceu em Campinas, no dia 22 de dezembro de 1939, e desde criança mostrava seu amor pela fotografia e pela aviação. Com apenas 16 anos de idade, tornou-se profissional no ramo de fotografias, abrindo em maio de 1956 seu primeiro estúdio fotográfico, o Studio Campos Sales.
Em 1965, na filial no Aeroporto de Viracopos, Edílio ficou conhecido entre as várias companhias de aviação que operavam no local, sendo diversas vezes contratado por elas, permitindo-lhe fotografar grandes personalidades da época, entre elas a Rainha Elizabeth II da Inglaterra em sua vida ao Brasil em 1968, como fotógrafo oficial contratado pela Royal Air Force.

Em 1969, dois anos após casar-se com Sônia Aparecida de Consorte Florian, Edílio mudou-se para Indaiatuba, fundando o Art Foto na região central. Foi em 1978 que inaugurou, em sociedade com Antônio da Cunha Penna, o Silva & Penna Fotografias.

Paixão
Edílio sempre foi um apaixonado pela aviação e pelo aeromodelismo, seu principal hobby. Desde muito jovem aprendeu a construir, pilotar e desenvolver projetos de aeromodelos, especializando-se na modalidade U-control (aeromodelos controlados por um manete que se interliga ao avião por meio de cabos de aço).
Em 1986 realizou um grande sonho: projetou e acompanhou a construção de uma pista circular em tamanho oficial para aeromodelos da modalidade U-control em terreno da Prefeitura de Indaiatuba que ficava no cruzamento das avenidas Conceição e Presidente Vargas.

Desde a sua inauguração e durante muitos anos, a pista foi uma das principais atrações turísticas da cidade, atraindo aficionados por aeromodelismo de Indaiatuba e toda região, que frequentavam o local aos finais de semana. No local, aconteceram diversos campeonatos de aeromodelismo trazidos por Edílio, através da Federação Paulista da modalidade.

Durante sua vida, desenvolveu e construiu inúmeros aeromodelos e por muitos anos se dedicou a construir pequenas réplicas de aviões, com o objetivo de mostrar com riqueza de detalhes um pouco da história e evolução da aviação. O acervo conta com aproximadamente 600 modelos confeccionados por ele, todos em madeira e construídos em uma mesma escala. Edílio faleceu em 30 de outubro de 2012, aos 72 anos.

Serviço
Abertura: 1º de outubro
Local: Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ no Casarão Pau Preto
Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba (SP)
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h. Domingos, pontos facultativos e feriados, das 9h às 12h

Foto: Divulgação