Motivos para levar o pet a realizar checkup

Avaliação a cada seis meses ajuda a detectar doenças

Odaschund Colete teve sopro no coração diagnosticado aos 8 anos de idade. Ele passava por um checkup, durante uma consulta de rotina, quando a veterinária percebeu o problema ao auscultá-lo. Ela o encaminhou a um especialista, que pediu exames e orientou a medicação adequada. Hoje, o cãozinho é monitorado de seis em seis meses e vive normalmente, cheio de saúde e energia aos 12 anos de idade.
Foi graças ao checkup de rotina que o Colete teve seu problema detectado e tratado antes que provocasse algum tipo de complicação. “A consulta de rotina a cada seis meses é a melhor estratégia para manter a saúde em dia e prevenir doenças”, afirma a veterinária Camila Lozano, da Petz. “O checkup permite identificar um problema cedo, antes de a doença se manifestar, o que ajuda no tratamento e na recuperação do pet.”
Além de manter a vermifugação e a vacinação em dia, a indicação é fazer uma visita ao veterinário a cada seis meses. A partir de exames de rotina é possível identificar diferentes doenças, além da infecção urinária no início ou até mesmo antes de os sintomas se agravarem, permitindo que ela seja tratada de imediato e que a recuperação seja mais rápida e eficaz. “Quanto mais cedo for realizado um diagnóstico preciso para o tratamento, maiores serão as chances de sucesso e de recuperação do pet”, explica a Dra. Camila.

Como é o checkup
Durante a consulta, são avaliados os níveis de hidratação, peso, temperatura, pressão e batimentos cardíacos. Além de apalpar e observar o pet, o veterinário faz um o exame de sangue, para checar possíveis infecções ou anemias. Caso necessário, ele indica novos exames específicos para um diagnóstico mais preciso. Nos bichinhos mais velhos, as funções renais e do fígado também são analisadas.

Por que é importante?

• É fundamental para evitar a insuficiência renal, uma das complicações mais comuns para gatos, já que não existe vacina para prevenção. A doença é mais comum em pets de meia-idade e idosos.
• Permite ao tutor conversar com o veterinário para tirar dúvidas em relação à saúde e cuidados com o pet.
• Com o exame físico e o de sangue, doenças transmitidas por agentes como carrapatos e pulgas, por exemplo, são evitadas, além de prevenir doenças renais, hepáticas, periodontais, obesidade e neoplasias.
• As observações feitas pelos veterinários são fundamentais para detectar complicações com antecedência. Assim o pet pode ter um diagnóstico precoce e responder melhor ao tratamento.
• Antes de fazer uma viagem, o checkup é mais importante, já que o pet poderá ter contato com outros animais e com ambientes desconhecidos, o que aumentam os riscos de doenças. O ideal é fazer a consulta com um mês de antecedência.