Michelin mostra tecnologia ‘roda flexível’

texto: Por Hairton Ponciano /agência estado

A Michelin e a fabricante de rodas Maxion desenvolveram um dispositivo denominado ‘roda flexível’ que, segundo informações das duas empresas, é capaz de resistir a impactos com buracos sem quebrar, e sem estragar os pneus. A novidade, batizada de Michelin Acorus, foi apresentada recentemente, e consiste de duas flanges (aros flexíveis) de borracha, instaladas entre o pneu e a roda.
Essas flanges funcionam como uma espécie de amortecedor. Como são deformáveis, os aros flexíveis dissipam a energia gerada nos impactos, preservando tanto a roda quanto a banda lateral do pneu.
As duas empresas realizaram testes com pneus nas medidas 285/30, calçados em rodas de 21 polegadas, com e sem o novo dispositivo. O conjunto convencional apresentou defeito quando o carro em que estava instalado passou por um buraco rodando a 28 km/h. As rodas com sistema flexível não apresentaram nenhum dano, mesmo sofrendo impactos em velocidades superiores.
As empresas informam que o dispositivo destina-se principalmente a rodas de grande diâmetro. Normalmente essas peças são associadas a pneus largos e de perfil baixo, o que os deixa mais suscetíveis a danos causados por impactos contra buracos, por exemplo.
Ainda de acordo com Michelin e Maxion, o sistema flexível também deixa o veículo mais confortável e silencioso. Isso porque as flanges isolam os ruídos provenientes da rodagem. Nenhuma das empresas informou, contudo, se o dispositivo interfere na estabilidade ou na dirigibilidade do veículo.
Item de fábrica
Além das peças feitas de borracha, o sistema, que já foi patenteado, emprega uma roda especial, mais estreita que as convencionais. A função desse componente é suportar os baques, juntamente com as flanges. A parte externa é apenas uma capa, sem função estrutural.
O Michelin Acorus deverá ser vendido inicialmente com diâmetro a partir de 19 polegadas, como item original em modelos europeus. A data de lançamento ainda não foi divulgada.