Médicos discordam do uso da cinta entre as musas fitness

Gracyanne Barbosa de cinta reprodução do instagram
Gracyanne Barbosa de cinta
reprodução do instagram

As musas fitness têm um novo segredo para esconder os incômodos ‘pneuzinhos’. Mesmo ostentando corpos definidos, celebridades como Gracyanne Barbosa, Kelly Key e Kim Kardashian prenderam a respiração e adotaram as cintas modeladoras – uma espécie de espartilho moderno. A moda, porém, não é indicada pelos médicos como a melhor maneira de manter a boa forma. Para a cirurgiã plástica Bárbara Machado, chefe da equipe médica da Clínica Ivo Pitanguy, a cinta só vai modelar o corpo definitivamente se for usada por muitos anos.
Tem o ditado: “o uso do cachimbo faz a boca torta”. Mas ela não faz milagre, a resposta é pequena. É mais eficaz fazer dieta, exercícios ou uma cirurgia. A cinta acaba sendo mais usada para modelar o corpo em situações pontuais, como em uma festa – explica a cirurgiã plástica.
O endocrinologista Tércio Rocha tem uma visão mais negativa das cintas modeladoras. Ele comparou a prática ao antigo costume chinês de obrigar as mulheres a usarem sapatos pequenos para os pés não crescerem.
Isso é tortura, deforma o corpo. Para manter uma boa forma, é preciso ter uma dieta saudável e fazer exercícios físicos diariamente. Não tem outro jeito. Quando a mulher se aperta com a cinta, ela inibe a ventilação normal. Isso só pode fazer mal à saúde – afirma o médico.

polêmica
Pontos positivos: para a cirurgiã plástica Bárbara Machado, a cinta faz com que as pessoas comam menos, pois elas se sentem mais desconfortáveis quando estão com a barriga cheia. A médica diz também que ela pode ajudar a melhorar a postura.
Pontos negativos: Bárbara Machado acredita que a cinta não é indicada para pessoas que têm problemas respiratórios ou costumam ter refluxos. Já o endocrinologista Tércio Rocha, acha que ela não faz bem para ninguém e não deve ser usada. O médico diz que a peça inibe a respiração, o que pode prejudicar a ventilação do cérebro e da musculatura.
Uso no pós-operatório: Segundo Bárbara Machado, a cinta é mais eficaz quando usada no pós-operatório da cirurgia plástica, principalmente da lipoaspiração. “Tem o seu valor para remodelar, mas não faz milagre”, afirma a médica.
Na moda outras celebridades entraram na onda da cinta modeladora: Juju Salimeni, Mulher Melão, Íris Stefanelli, Paolla Oliveira, a atriz Lindsay Lohan e a cantora Jennifer Lopez.