Marquinhos secretário de esportes fala sobre projetos

Esporte Cidadão e Juventude esportiva são destaques

O Secretário Municipal de Esportes Marcos Antônio de Moraes, o ‘Marquinhos’ concedeu uma entrevista para o Jornal Nova Metrópole® falando sobre a força do Esporte em Indaiatuba.
Um dos temas abordados foi o Esporte Cidadão, que a Secretaria Municipal de Esportes oferece à população juntamente com a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto). O programa Esporte Cidadão tem a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, ressaltando a qualidade de vida, o bem-estar físico e social. Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 18 Núcleos Esportivos, 9 mil vagas em 20 modalidades esportivas. “O projeto Esporte Cidadão, foi implantado na Gestão anterior, quando estava no cargo o nosso ex-prefeito Reinaldo Nogueira e atende crianças que têm de 6 a 15 anos de idade. Esses alunos quando saem do programa, já estão preparados para participar do Esporte Competitivo de nossa cidade”, ressalta o secretário.
Segundo ‘Marquinhos’, havia ainda uma lacuna a ser preenchida, e por isso já na Gestão do Gaspar foi criado o Projeto Juventude Esportiva que atende adolescentes e jovens de 16 a 21 anos com aulas em 12 modalidades em 11 Núcleos Esportivos da cidade. O objetivo é oferecer aos adolescentes a prática de esportes de forma orientada, estimulando uma reflexão na sociedade sobre os aspectos de saúde e qualidade de vida proporcionando a participação, integração entre as comunidades, o acesso ao esporte, lazer, além do aprendizado e desenvolvimento motor, social, ético e moral.
O resultado de todo esse empenho vem sendo mostrado na excelente participação das equipes de Indaiatuba nas competições que participam. “A prova disso é que no ano passado fomos campeões pela primeira vez dos Jogos Regionais e com atletas que começaram aos 6 anos e hoje com 14, 15 anos vêm representando o competitivo de nossa cidade”, diz.
‘Marquinhos’ diz que a Gestão que vem sendo feita é compartilhada, há muito diálogo entre toda a equipe da Secretaria de Esportes para que um possa ajudar o outro. “Nós somos muito unidos, então, por isso projetos não vão faltar, temos novos Polos para serem inaugurados no Campo Bonito, Ginásio do Cecap, piscina e academia no bairro Carlos Aldrovandi, então a população tem muito o que esperar do Esporte no município”, finaliza.