Mais uma ampliação no transporte coletivo urbano

04 - Onibus ampliação

É a segunda ampliação do serviço ocorrida em apenas um mês

A Administração Municipal, por meio do Departamento de Transportes, vinculado à Secretaria Municipal de Administração, fez novos ajustes no Transporte Coletivo Urbano de Indaiatuba, operado pela SOU Indaiatuba, que foi ampliado em 61% desde quando o município, em consonância com o Governo do Estado de São Paulo, se encontrava em quarentena total, e apenas os serviços essenciais estavam em funcionamento. As 228 viagens diárias realizadas por 31 ônibus já haviam sido acrescidas em 30% no dia 11 de junho, e agora foram novamente ampliadas, totalizando 371 viagens nos dias úteis com 41 ônibus em circulação.
Os novos horários já podem ser conferidos desde a segunda-feira (29) no aplicativo da empresa, que pode ser baixado na Play Store para Android ou Apple Store para IOS buscando pelo app SOU. Após a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos de comércio e prestação de serviços não essenciais em Indaiatuba (iniciada em 25 de junho) e atendendo a algumas demandas de munícipes, foi necessário colocar mais alguns ônibus em circulação, conforme explica o secretário de Administração, Orlando Schneider Vianna.
“Buscamos equalizar a oferta de viagens em relação à quantidade de passageiros transportados, por isso o monitoramento do Transporte Coletivo Urbano de Indaiatuba continua sendo realizado continuamente. Trata-se de um serviço muito dinâmico porque é difícil prever demandas pontuais de passageiros em determinadas faixas horárias nesta situação de retomada parcial das atividades, especialmente fora dos horários de pico”, argumentou.

RETOMADA CONSCIENTE
De acordo com o Departamento de Transportes, em fevereiro, com a frota operacional de 65 ônibus, foram transportados 634.218 passageiros, média de 30.200 por dia útil. Já em maio, segundo mês efetivo de pandemia, com o operacional de 31 ônibus, foram transportados 116.768 passageiros, média de 5.307 por dia útil, ou seja, 517.450 passageiros deixaram de utilizar o serviço, o que representa 81% do total.
Orlando lembra que a reabertura consciente do comércio não significa uma volta total à normalidade, como muitos acreditam. “Diferentemente do que muitas pessoas afirmam, ainda estamos com um quantitativo de passageiros muito menor do que tínhamos antes da pandemia. Com a retomada consciente do comércio são transportadas, em média, 6,3 mil pessoas diariamente na cidade, ou seja, apenas 20% das mais de 30 mil pessoas que utilizavam o Transporte Coletivo Urbano diariamente”, enfatizou o secretário.
O Departamento de Transportes reforça que sempre que o usuário quiser fazer pontuações ou reclamações com relação à determinada linha de ônibus, é importante informar data, horário, local, linha e prefixo do ônibus para que seja feita a apuração e o devido ajuste, conforme necessidade. Continua sendo obrigatório o uso de máscara no Transporte Coletivo como medida de combate à pandemia do novo Coronavírus. O Departamento de Transportes atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h pelo telefone (19) 3894-2049.

Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI