Maior competição de Hackathon realizada pela Nasa

A Prefeitura de Indaiatuba e a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) recebem a maior competição de Hackathon realizada pela Nasa. O Nasa International Space Apps Challenge acontece entre os dias 18 e 20 de outubro na Fiec. O evento foi anunciado em Coletiva de Imprensa na terça-feira (10) e acontece simultaneamente em 200 cidades em todo o planeta. Indaiatuba é uma das quatro cidades do Estado de São Paulo e a única da RMC, dentre as 25 confirmadas no Brasil, a receber o projeto Nasa Space Apps Challenge.
Os interessados em participar da competição Nasa Space Apps Challenge precisam ser maiores de 15 anos e já podem realizar a inscrição gratuita desde a terça-feira (10) até o dia 20 de setembro, através do site https://www.spaceappschallenge.org/. Serão selecionados 50 participantes, que se dividirão em dez equipes. Dois grupos sairão vencedores e irão participar do desafio global. A equipe vitoriosa irá para a Nasa.
O Prefeito de Indaiatuba Nilson Alcides Gaspar (MDB), informou aos jornalistas que toda infraestrutura oferecida por Indaiatuba através da Fiec foi fator determinante para o município ser escolhido para sediar a competição. “Nossa cidade oferece todas as caraterísticas e condições para absorver esse tipo de competição, além da infraestrutura, a cidade tem muitas empresas e profissionais ligados à tecnologia e inovação”.
O superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi, explicou sobre as atividades realizadas pelos alunos da Fiec no Centro de Inovação Tecnológica de Indaiatuba. “O CiTec atende as demandas geradas pelas empresas e busca melhorias e soluções de processos e produtos. O que veremos aqui em outubro com a realização do Space Apps Challenge serão pessoas unidas com esse objetivo, encontrar soluções e inovação aos desafios lançados pela Nasa”.
Os responsáveis e organizadores do evento em Indaiatuba, Thales Fischer, Gustavo Ehrhardt e José Eduardo Velloso, explicaram a temática da competição e falaram das possibilidades de inovação que o evento propiciará ao município.

Sobre a Competição
A Nasa e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais para que os entusiastas do espaço em todo o mundo possam desenvolver soluções inovadoras. Os participantes do Hackathon serão divididos em equipes e terão 48 horas para criar soluções para o tema escolhido. Os dados da Agência Espacial norte-americana poderão ser acessados pelas equipes para resolver os desafios.
O projeto Nasa Space Apps Challenge, tem como objetivo mostrar e exemplificar os princípios da transparência, participação e colaboração, criar oportunidades para utilizar o talento e habilidade de voluntários apaixonados, além de avançar a exploração espacial melhorando a qualidade de vida na terra.
O desafio é uma maratona tecnológica que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e quem têm o mesmo desejo em comum: criar soluções de impacto mundial.
O Space Apps aconteceu pela primeira vez em abril de 2012, e é o Hackathon global anual da Nasa, que corresponde a um programa de incubação de inovações. Mais de 18 mil pessoas em 75 países, já participaram do desafio construindo conexões e inserindo os participantes na comunidade que abraça colaborações em todos os setores e culturas sobre o paradigma das inovações.