Juros básicos a 6,5% ao fim de 2021

MERCADO FINANCEIRO

15 - ReutersProjeção vai em linha com nova expectativa de que a inflação oficial saltará 5,9% neste ano

Banco Central elevou a taxa de juros pela terceira vez seguida em 2021

Os economistas do mercado financeiro elevaram suas projeções para a taxa básica da economia no fim de 2021. O Relatório de Mercado Focus divulgado nesta segunda-feira (21) pelo BC (Banco Central), mostra que a previsão para a Selic passou de 6,25% para 6,5% ao ano. Há um mês, a expectativa estava em 5,5% ao ano.

Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentou a Selic pela terceira vez consecutiva, para 4,25% ao ano. Para 2022, a projeção do Focus permaneceu em 6,5% ao ano, mesmo percentual previsto há um mês. O valor é o mesmo esperado para 2023 e 2024.

Isso acontece porque a taxa básica de juros funciona como o principal instrumento do BC para manter os preços sob controle, já que os juros mais altos encarecem o crédito, reduzem a disposição das famílias a consumir e estimulam novas alternativas de investimento.

A nova projeção vai em linha com o aumento da inflação, que tem surpreendido os especialistas do setor. De acordo com o mercado financeiro, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), deve encerrar o ano em 5,9%. Trata-se da 11ª previsão de alta consecutiva para o indicador.

Caso seja confirmada a expectativa, a inflação terminará o ano acima da meta de 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima (5,25%) ou para baixo (2,25%), estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para o período de 12 meses.

Foto: Reuters