Cerveja foi criada por acaso; conheça a história

CERVEJARIA

10 - FreepikUma das bebidas mais populares do mundo surgiu por um acidente há 9 mil anos

As informações são do Minha Receita temático sobre gastronomia alemã

Cerveja é uma das bebidas mais populares do mundo, mas você sabe como ela foi inventada? Historiadores acreditam que seu processo de produção surgiu por um acidente há mais de 9 mil anos.

Os primeiros registros de fabricação remetem aos sumérios. De acordo com a sommelière Fernanda Bressiani, há evidências de que a prática da cervejaria originou-se na região da Mesopotâmia, onde a cevada crescia em estado selvagem. “A história é que colheram alguns cereais, esses cereais ficaram guardados, tomaram chuva e foram germinados, aí os microorganismos e leveduras do ambiente fermentaram essa cerveja”, explica a especialista.

A partir daí, alguém teve coragem de tomar a bebida e, claro, isso trouxe uma felicidade desconhecida até então. “Aquilo alterava o estado de consciência e as pessoas não tinham conhecimento do que era álcool. Aí gostaram e começaram a reproduzir, mas sem ter muita consciência do que era”, explica.

Com o tempo, diferentes sabores e versões da bebida foram surgindo, como o chopp. De acordo com a legislação brasileira, chopp e cerveja têm os mesmos ingredientes, mas a principal diferença entre eles é a pasteurização, um processo de esterilização, que acaba com micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Cervejas que encontramos no mercado duram cerca de 8 meses porque são pasteurizadas, enquanto o chopp não passa por esse processo e precisa ser consumido em cerca de 15 dias.

Foto: freepik