Itupeva terá 1º Festival Gastronômico

Com comidas típicas nordestinas; inscrições abertas

O município de Itupeva conta com uma parcela de sua população vinda da região nordeste. Para contemplar e homenagear este público, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Agricultura e Cultura, organiza o 1º Festival Gastronômico da cidade com o tema ‘Comidas típicas nordestinas’. Serão aceitas as primeiras oito receitas válidas, sendo quatro salgadas e quatro doces, até dia 30 de agosto.

O evento tem caráter exclusivamente cultural e artístico e será realizado no dia 10 de setembro (sábado), a partir das 13h30, na Praça de Eventos da Pedreira, como parte do Festival da Primavera. Com o Festival Gastronômico serão eleitos dois práticos típicos nordestinos, sendo um na categorial salgado e outro na doce, no estilo Finger Food.

A secretária da pasta, Valdirene Pavan, comenta sobre o evento. “O Festival é destinado à todos que se identificam com a gastronomia e gostam de preparar algum tipo de receita ou prato típico nordestino. Além de ser uma atração de lazer, o Festival Gastronômico será uma forma de homenagear aos nordestinos, que são importantes para o desenvolvimento do nosso município”, disse ela.

Para participar, o candidato deve aceitar e cumprir as regras do regulamento, realizar todos os procedimentos indicados no documento e estar ciente de que por quaisquer irregularidades, a inscrição poderá ser cancelada.

Como parte da proposta do evento é valorizar a cultura nordestina com pratos em formato finger food – pequenas porções sem a necessidade de utilizar pratos e talheres e que são consumidas em apenas uma ou duas bocadas – será obrigatório a utilização de (no mínimo) três ingredientes, das seguintes opções: abóbora, milho, carnes, mandioca, pimenta, feijão, queijo, geleia de uva, tomate, brócolis e goiaba.

Serão levados em consideração pelos jurados os seguintes critérios: criatividade, originalidade, aroma, técnicas, textura, assiduidade higiênica, organização e apresentação do prato. Os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro: R$ 3 mil para o primeiro colocado, R$2 mil para o segundo colocado e mil reais para o terceiro colocado.

No dia do evento será disponibilizada pela Prefeitura a infraestrutura. Todos os itens essenciais para a realização da receita são de responsabilidade do participante.

Inscrições – Os interessados e seus auxiliares sendo um titular e um reserva deve preencher a ficha de inscrição com a apresentação da descrição detalhada de sua receita, de forma legível, na sede da Secretaria de Agricultura e Cultura.

Na receita deverá contar: ingredientes, quantidade, forma de preparo em ordem de utilização, rendimento e tempo de preparo. É obrigatório entregar uma foto do prato pronto junto à receita, em formato impresso, colorida e no tamanho 10×15.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos e que residam em Itupeva ou ter endereço comercial fixo, caso seja pessoa jurídica.

Foto: Divulgação