Itu receberá Exposição Brasileira de Nishikigoi

Os amantes e admiradores de peixes ornamentais e afins terão em junho a oportunidade de conhecer mais sobre o universo do Nishikigoi. O peixe terá cerca de 200 exemplares expostos no Parque Maeda, em Itu. Com realização da ABN (Associação Brasileira de Nishikigois), a 35ª Exposição Brasileira de Nishikigoi será realizada nos dias 11 e 12 de junho e terá entrada gratuita.
De acordo com Gilberto Fregnani, diretor-executivo da ABN, a carpa é um peixe Ciprinídeo, e ‘Nishikigoi’ é o termo utilizado para definir as carpas coloridas qualificadas sob certo padrão da variedade, com a finalidade ornamental. Os primeiros Nishikigois surgiram no início do século 19, na Província de Niigata, no Japão. Inicialmente, as carpas eram comuns, criadas para alimentação dos habitantes da província, até que surgiram alguns peixes com traços de cores. Os japoneses separaram estes exemplares e passaram a fazer sucessivos cruzamentos entre eles, até conseguirem peixes cada vez mais belos e coloridos. Daí, deu-se origem à cultura de cultivo e aperfeiçoamento genético de Nishikigoi.
“Nishikigois são peixes fascinantes e não há estampas repetidas, não há uma genética 100% fixada na obtenção dos exemplares, o que torna a criação estimulante. São peixes que se adaptam facilmente ao local de criação, inclusive reconhecem os donos da casa e costumam comer o alimento nas mãos do proprietário, quando lhes é oferecido”, comenta Gilberto.
O evento é realizado anualmente e tem como maior público as pessoas que gostam de aquários, jardins, lagos e peixes. Neste ano, além da exposição, também serão realizadas palestras com vários temas, desde as variedades da espécie, até os cuidados que se devem ter com a criação e a montagem de lago
ornamental.
É a terceira vez que o Parque Maeda recebe a exposição e foi escolhido por conta de sua estrutura.