Irresponsabilidade com o dinheiro público

PREJUÍZO ARRASTA DESDE 2010 

01 - Foto principal

Indaiatuba vem arcando com perda milionária que beira os R$ 100 milhões

PA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: O que levou o ex-prefeito a autorizar a aplicação de dinheiro público em um banco privado?
Constantemente alardeada em veículos de imprensa, como uma Gestão pública excelente e responsável no trato com o dinheiro público, Indaiatuba vem arcando com um milionário prejuízo aos cofres públicos que se corrigido beiram os 100 milhões de reais, fruto de uma aplicação financeira de dinheiro público realizada em um banco privado que acabou indo a falência levando consigo o dinheiro dos nossos Impostos.

Gestores públicos responsáveis sabem que o dinheiro no caixa da prefeitura e fruto dos impostos pagos pelos moradores e jamais deveria ser aplicado em um banco particular ou privado pois o risco e enorme de se perder o dinheiro e foi exatamente o que aconteceu, o Prefeito Reinaldo Nogueira entre 2010 e 2014 aplicou aproximadamente R$55 milhões do nosso dinheiro no Banco BVA que foi a falência e o município arca com esse prejuízo até hoje.

PROMESSAS A CADA 2 ANOS
Dela lá para cá, prefeito e ex-prefeito soltam a notícia de que estes valores estão prontos para serem devolvidos, por coincidência essas notícias ocorrem sempre em ano eleitoral, assim foi em 2018 quando o Prefeito Nilson Gaspar (MDB) anunciou que o dinheiro do BVA seria restituído em 15 dias. Em 2020, ano de eleição para prefeito, o Prefeito Nilson Gaspar volta a anunciar que o dinheiro seria restituído ao município. Nos bastidores já se comentam em tom de ironia que em breve o Prefeito aparece novamente na imprensa com a mesma notícia de que o dinheiro esta prestes a ser devolvido.

ENTENDA O CASO
Em outubro de 2012 o Banco BVA ficou sob-regime de intervenção por parte do Banco Central e todas as aplicações ficaram retidas. Na época a Secretaria Municipal da Fazenda aplicava recursos da Prefeitura no Banco BVA.

• Em novembro de 2012 uma decisão do Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do banco BVA. De acordo com o procurador do município doutor Luiz Fernando Cardeal Sigrist, na ocasião a Administração Municipal tomou as providências judiciais e administrativas necessárias em relação ao bloqueio do dinheiro da Prefeitura que estava aplicado no banco.
• Em 2014, com a decretação de falência do BVA, o valor que a Prefeitura tinha aplicado na instituição financeira foi arrecadado pela massa falida e o caso foi encaminhado à 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais – Foro Central Cível.
• Diante do fato, a Administração Municipal iniciou uma ação contra a administradora judicial na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais.
• Houve apelação por parte do Banco BVA.

Fonte:
https://blogdarose.band.uol.com.br/banco-bva-tem-15-dias-para-devolver-r-70-milhoes-a-prefeitura-de-indaiatuba/
https://www.indaiatuba.sp.gov.br/relacoes-institucionais/imprensa/noticias/26981/