Escola investe na capacidade de concentração

TRIATHLON

18 - triathlon 1

Aulas dinâmicas são usadas para desenvolver a atenção e autocontrole 

A habilidade de se concentrar é fundamental para a criança aprender qualquer coisa nova. Por isso, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões está investindo em aulas lúdicas que testam a atenção total dos alunos, em Campinas.

O objetivo das aulas é aprimorar a concentração da criançada, o autocontrole e a consciência corporal. Sinais e comandos sensoriais para evitar a distração foram inseridos na rotina do nada, pedala e corre. E a natação foi incrementada com uma brincadeira de jogo da velha.

“Muitas crianças podem apresentar dificuldade para focar em alguma tarefa, o que acaba interferindo até no seu desenvolvimento na escola. Apesar dos alunos demonstrarem um pouco de falta de foco, foram bem na aula de atenção total. Com a brincadeira, reforçamos a ligação do corpo com o raciocínio e a tomada de decisão”, explica o professor Luiz Henrique Vidal, do núcleo de Campinas da Escolinha de Triathlon.

Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 660 crianças e adolescentes em 15 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Campinas, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Campinas. Os patrocinadores são ABL Antibióticos do Brasil, SulAmérica, Astra e Japi.

18 - triathlon 2

Fotos: Andrea Rodrigues Fotografia