Indaiatuba recebe Encontro Regional Teatro e Dança

O público poderá conferir gratuitamente dois espetáculos

Amanhã, dia 4 e domingo, dia 5, Indaiatuba recebe o Encontro Regional de Teatro e Dança. O evento acontece no Ciaei e no Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Poiesis. Vinte e um Grupos de Teatro e oito de Dança participam do Programa de Qualificação em Artes, que visa potencializar a produção cênica local através de encontros com especialistas, formações e mostras. Os compartilhamentos de processos não são abertos ao público da cidade, porém o Programa oferece ações formativas e espetáculos como contrapartida ao município parceiro.
O público poderá conferir gratuitamente duas peças de teatro. Amanhã, dia 4, às 21h, a RZ Cia de Dança de Piracicaba, apresenta a peça ‘Pêndulo’. No domingo, dia 5, às 18h, a Cia. D’Vergente de Piracicaba, apresenta a peça Revista [me] Brasilis, ambas no Ciaei.
O Corpo Estável de artistas de Indaiatuba, professores e líderes de grupos de dança do município poderão se aperfeiçoar gratuitamente nas duas Oficinas de Dança, sendo uma com o coreógrafo e videomaker, Alex Soares, e a outra com o bailarino, coreógrafo e artista visual, Samuel Kavalerski.

Teatro
Tem como propósito o compartilhamento dos processos de criação dos grupos orientados para apreciação da curadoria, com intuito de avaliar seu desenvolvimento. Neste evento 32 municípios do Estado de São Paulo serão representados por grupos, companhias e coletivos artísticos de teatro. Durante o encontro os grupos participarão de conversas com a curadoria e apresentarão pequenos trechos das peças em desenvolvimento, onde a equipe do Programa poderá avaliar cada processo e realizar apontamentos. O encontro é também um incentivo para que as companhias de teatro trabalhem em rede e aprendam a partir do ato de observar e escutar o outro, uma vez que as apresentações, bem como, os debates são abertas à participação de todos.

Dança
O curador Ismael Ivo costuma fazer dois ciclos de visitas aos grupos de dança em orientação para acompanhar os processos. Este ano o 2º ciclo acontecerá em novo formato. Os grupos se reunirão em Indaiatuba para compartilhar os processos criativos em curso. A curadoria deverá apontar diretrizes para a continuidade da orientação e consolidação dos trabalhos para a 4ª Mostra de Dança, que será realizada em Setembro.