Hábitos que só engordam

17 - Hábitos

Saiba quais costumes que deixam você cada vez mais longe do peso ideal 

Segunda-feira é o dia oficial de começar uma nova dieta. Quando se pensa em perder peso, mudar a alimentação e fazer exercícios físicos são os recursos que vêm à cabeça para eliminar quilinhos extras. Mas outros hábitos podem ajudar ou prejudicar o processo de emagrecimento. Não dormir adequadamente, por exemplo, pode ser um ‘veneno’. Além da maior chance de atacar a geladeira de madrugada, a falta de descanso afeta o metabolismo.

“O hormônio GH (hormônio do crescimento) é liberado durante a madrugada, quando a pessoa está em sono profundo. Este hormônio ajuda no ganho de massa magra e diminuição da massa gorda. Sem a ajuda dele, emagrecer fica mais difícil” – explica a nutricionista Maria Clara Pinheiro.

A falta de planejamento da alimentação diária é outro perigo para quem está lutando contra a balança e quer passar a comer melhor. Programar os pratos e os horários de acordo com a sua rotina evita a tentação de optar por algo mais prático e saboroso na hora que a fome apertar.

A mastigação e o tempo destinado às refeições são outros pontos que precisam ser observados.

“Quando o alimento chega ao estômago, essa informação demora cerca de 20 minutos para chegar ao cérebro, portanto, o ato de comer lentamente possibilita que o cérebro entenda, eficientemente, a mensagem enviada pelo hormônio da saciedade” – finaliza a enfermeira e estrategista de emagrecimento Mari de Chiara.

Comer antes de dormir
Depois de um dia atarefado, muitas pessoas não têm energia nem paciência para preparar refeições saudáveis. Por isso, acabam optando por lanches rápidos – e quase sempre nada saudáveis.
Para que a refeição não atrapalhe o sono e nem o descanso prejudique a digestão, o indicado é apostar em alimentos leves, como peito de frango e ovo. Além de apresentarem boa quantidade de proteínas, ainda são fáceis de preparar e de combinar com legumes.

Aproveitando que o outono já chegou e a tendência é de noites mais frescas, as sopas e cremes são opções interessantes para refeições antes de deitar.

Para quem não tem tempo de preparar refeições mais elaboradas, alimentar-se de salada de folhas verdes ou de frutas é uma saída. Além de ser prático, ainda garante boa quantidade de fibras.

“O período da noite é o momento ideal para o corpo desacelerar, descansar e se preparar para o sono. Tudo o que é consumido influencia na saúde e na manutenção do bem-estar, por isso, prestar atenção ao que se ingere também nesse momento do dia é muito importante” – explica a nutricionista Rosana Raele.

texto: Evelin Azevedo/todo extra | foto: Freepik