Formação atual lembra a de 1977

Coincidências remetem ao ano em que time subiu para a 2ª Divisão

Há 37 anos o Esporte Clube Primavera, fundado em 1927, ganhou seu principal título, em 1977. Na época, o clube tinha três titulares da cidade no elenco, formação que se repete hoje em dia. Além disso, os jogadores usam, atualmente, a mesma camisa que usavam no ano da conquista.
Com esse título, o clube subiu as escadas da Segunda Divisão. Antigamente, como só existiam quatro divisões no futebol, a proximidade com a Primeira Divisão deixou elenco e torcida animados com a probabilidade de chegar à Primeira.
A Final foi contra o Beira Rio, de Presidente Epitácio, e foi dividida em três jogos. Em Presidente Epitácio, o Clube perdeu de 1×0. Depois, em Indaiatuba, ganhou de 1×0 e, em Garça, venceu com o mesmo placar, com gol de ‘Teleco’, aos 19min do segundo tempo. Com o resultado, o Primavera foi campeão estadual.
Todos os jogadores da época eram de outras cidades e o Clube contava com apenas três titulares de Indaiatuba, história que se repete atualmente.
O famoso ‘Joãolão’, cotado até mesmo para jogar no Santos Futebol Clube, era quarto-zagueiro titular, usando a camisa 6. Hoje, quem veste a camisa é Vinícius, também zagueiro. O ‘Luquinhas’ era volante, camisa 5. ‘Xisto’ repete a posição e a camisa. ‘Piteira’ era lateral-esquerdo, enquanto hoje o Rafinha joga como lateral-direito.
As coincidências não param por aí. O preparador do time de 1977 era também morador da cidade, conhecido como ‘Paquero’. Hoje, quem assume o cargo é Maurino, que reside em Indaiatuba.
Atualmente, a equipe do Primavera conta com Aldinho, Matheus e Júlio César, além dos titulares ‘Rafinha’, Vinícius e ‘Xisto’.

história
A cidade de Indaiatuba teve como seu primeiro representante no futebol o Sport Club Primavera, fundado em 1908, mas extinto no ano seguinte. Na década de 1920, dois outros times começaram a se destacar: o Indaiatubano Futebol Clube, fundado em 1916, e o Corinthians Futebol Clube, de 1918. Em 27 de janeiro de 1927, as duas equipes se uniram e então ‘surgiu’ o Esporte Clube Primavera, cujo nome homenageava o time que iniciou o futebol no município. As cores que a equipe carrega consigo, o vermelho, o preto e o branco, são herança de seus antecessores.
A primeira participação do Primavera em competições profissionais organizadas pela Federação Paulista de Futebol foi em 1952, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Entretanto, sem conseguir manter uma sequência de vitórias, o clube disputou apenas outras duas vezes a Terceira Divisão, em 1954 e 1958, passando por um período de pouco menos de duas décadas sem competir profissionalmente, até 1975.
A retomada aconteceu em 1976, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No ano seguinte, a equipe chegou ao seu primeiro título e, consequentemente, conseguiu o acesso à Primeira Divisão, atual Série A3. Os anos se passaram e, com as mudanças no regulamento da competição, a equipe voltou à Segunda Divisão, entre 1982 e 1986, disputando, em 1987, a Divisão Especial.
Em 1989 e no ano seguinte, o clube teve mais uma pausa em seu futebol profissional, retornando apenas em 1991, na Segunda Divisão. O Primavera permaneceu no torneio até 1993, quando o campeonato trocou de nome mais uma vez e o time passou a disputar a Série B1. Em 1996, a equipe se afastou mais uma vez das competições oficiais e no ano seguinte disputou a Série B1.
Já em 2001, nos aproximando dos dias atuais, o clube alcançou o título da Série B2, conquistando o direito de participar, no ano seguinte, do Campeonato Paulista da Série B1. Dois anos mais tarde, o Primavera se sagrou vice-campeão, alcançando o acesso à Série A3, competição que disputou nos três anos seguintes. Em 2007, o clube esteve atrás de mais uma conquista, mas as coisas não saíram como o planejado e a equipe foi rebaixada à Segunda Divisão, que disputa até hoje.
fundadores
A agremiação deixou, ao longo de seus 70 anos de vida, grandes marcas na memória dos indaiatubanos. O nome de seus fundadores, responsáveis por todo o clube que a cidade tem hoje, são Hugo Antônio Ligoni, Paulo Von Ah, Jorge Nicolau, Carlos Oscar Fal, Humberto Lira, Francisco Lanzi Tancler, Antônio Zop-
pi, Ranulfo da Fonseca, Altamiro José Lisoni, Gentil Lopes, Luiz Gonzaga Lopes, Berge Guimarães e outros.

curiosidade
De tanto assustar seus adversários na época em que foi criado, o Esporte Clube Primavera, em Indaiatuba, tornou-se um verdadeiro pavor, ou melhor, um ‘fantasma’ para seus adversários. Antes de se tornar Esporte Clube, o Primavera passou por uma fusão entre o Indaiatubano Futebol Clube e o Corinthians F.C. Como o primeiro tinha a cor preta e o segundo, a vermelha, e o clube mais antigo da cidade o nome de S.C. Primavera (1908), decidiu-se criar, em 1927, o Esporte Clube Primavera.

terceira divisão

Jogo de domingo define o futuro do Primavera

Na quarta-feira (15), o Olímpia venceu por 3×2 o Grêmio Prudente, de Presidente Prudente e eliminou o clube do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. No mesmo dia, o Esporte Clube Primavera empatou por 0x0 com o Nacional. “A probabilidade de acesso à Divisão A3 do Primavera está eminente. A perspectiva de jogo é de acesso”, comenta Cássio, conselheiro do clube.
O Primavera espera receber em seu estádio entre 1,5 mil e 1,6 mil pessoas, para assistirem ao jogo decisivo em casa, no domingo, dia 19, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba, contra o eliminado da competição, Grêmio Prudente, às 10h. O ‘Fantasma’ precisa de um placar com dois gols de diferença para se classificar para a A3. O quadro só muda novamente, caso o resultado de outro jogo que ocorre simultaneamente, entre o Olímpia e o Nacional, seja o empate, o que deixa a situação mais fácil para o Primavera, que precisará de um gol para subir à Série A3 de 2015.
O clube conta com todo apoio da torcida para esse emocionante momento que o ‘Fantasma’ está vivendo. O Estádio Ítalo Mário Limongi deve estar tomado de torcedores da cidade, que revivem parte da história do clube 37 anos depois do último fato marcante.

Time de 1977 entra no gramado do Esporte Clube Primavera e recorda de seus brilhantes momentos em campo
Time de 1977 entra no gramado do Esporte Clube Primavera e recorda de seus brilhantes momentos em campo