Fontes de Energia – Para começar o ano com gás

Estabelecer metas, ter boa alimentação e fazer exercícios ajudam

texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: divulgação

 

O primeiro mês do ano sempre começa com uma ‘pitada’ de preguiça. É que depois de toda aquela agitação das festas, o corpo fica cansado e precisa se recuperar. De onde deve vir, então, a energia para começar tudo de novo? Pensamento positivo, boa alimentação e prática de atividades físicas são alguns dos caminhos apontados por especialistas.
“Para iniciar o ano com mais energia, nada melhor do que dividir as grandes metas ou objetivos em submetas, ou seja, em objetivos menores. A possibilidade de comemorarmos pequenas vitórias diariamente nos deixa constantemente motivados para seguir em frente. Se não nos mantivermos em uma perspectiva positiva, corremos o risco de falhar e ficarmos pelo caminho já nos primeiros dias do ano” – afirma o coach Cicero Andrade.
Quando o assunto é alimentação, a recomendação é dar preferência aos alimentos naturais e com baixo teor de gordura, principalmente nestes primeiros dias de janeiro. Para combater os excessos das festas de fim de ano, um suco detox faz bem.
“Uma alimentação mais natural possível, livre ao máximo de industrializados, rica em frutas, verduras e legumes, proteínas de boa qualidade, carboidratos complexos e gorduras boas, já é um bom início para um equilíbrio nutricional, que propiciará energia e vitalidade para o ano novo” – orienta a nutricionista Ana Paula Moura.
Segundo a biomédica Monica Batista, todos deveriam listar o que não vai bem em seu corpo para procurar ajuda do especialista: “é sempre importante estar com os exames em dia e visitar um especialista pelo menos a cada seis meses, mesmo que não esteja com nenhum problema de saúde”.
Para quem ainda não pratica atividade física, o início do ano é um bom período para começar. Vale lembrar que os exercícios devem ser orientados por um profissional de educação física. E para quem já faz alguma atividade, o retorno deve ser gradual.
“Nos primeiros dias, diminua a intensidade dos exercícios, para evitar o risco de lesões e dor” – ensina Flávio Leal, profissional de Educação Física.