Fazer exercícios físicos com cintas modeladoras é perigoso

 NÃO SIGA A MODINHA

17 - Cinta modeladora

Aperto feito pelo acessório enfraquece músculos do core

Foi pensando em aumentar a carga de exercícios e proteger a coluna que a esteticista Carolina Balthar, de 25 anos, comprou uma cinta modeladora para malhar. Influenciada por anúncios na internet, a jovem passou três meses usando o acessório. Após mudar de academia, foi informada por um profissional de educação física que o item poderia, na verdade, prejudicar a coluna.

“Comprei a cinta pela internet e lá todos diziam que não traria problema algum. Até que o Daniel (Leão) me instruiu a não utilizá-la na hora de malhar. Depois disso, até aconselhei algumas pessoas que eu conheço a não usarem também”, fala Carolina.

Vestida por celebridades como a ex-dançarina Gracyanne Barbosa, as cintas ganharam sucesso nas academias. Usar o acessório durante os exercícios físicos enfraquece a musculatura do core (músculos da região central do corpo que tem como função proteger a coluna) e consequentemente deixa a lombar mais suscetível a lesões.

“Essas cintas geram uma pressão no abdômen que pode até parecer boa para quem está treinando, porque isso aumenta a pressão intra-abdominal (PIA) e descomprime a coluna. Mas essa PIA deveria ser feita pelos músculos da região do core e não pela cinta. Como o nosso músculo se adapta aos estímulos que são dados a ele, ao tirar a cinta a coluna estará mais frágil”, explica o profissional de educação física Daniel Leão.

Outro fator que preocupa é a circulação sanguínea na região do abdômen. Usar uma cinta muito apertada pode prejudicar o retorno venoso.

“Mulheres com predisposição à trombose devem tomar ainda mais cuidado. O ideal é fazer atividade com roupas confortáveis, o que facilita o retorno do sangue para o coração”, alerta Júlio Peclat, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ).

Foto: divulgação