Estar com amigos aumenta autoestima e prolonga a vida

JUNTOS E MISTURADOS

16 - Amigos

Saiba como sua saúde pode ganhar qualidade com a amizade

Quem for aproveitar com os amigos um bom fim de semana terá mais motivos para comemorar: hoje e dia de celebrar a amizade, um sentimento tão bonito quanto saudável, que se fortalece ainda mais em datas especiais.

“Todo tempo de qualidade juntos vai produzir coisas boas. Às vezes, nem precisa ser por muitos dias, mas algumas horas já são suficientes. Nós, seres humanos, formos feitos para estar com outros e não para andarmos sozinhos. Quando estamos juntos nos sentimos mais importantes” – explica a neuropsicóloga Paula Emerick.

Os benefícios de uma boa amizade são vários, como lista Aline Melo, psicóloga do Grupo São Cristóvão Saúde: “a amizade pode nos trazer inúmeros benefícios, além de aumentar a nossa sociabilidade, cria uma rede de afinidade com pessoas que estimulam sentimentos positivos, bem como momentos prazerosos, gerando um vínculo de confiança. Há pesquisas, inclusive, que pontuam que a amizade ajuda a prolongar a expectativa de vida”.

Da mesma forma que acontece entre casais, amigos também sentem ciúmes um dos outros. Especialistas alertam que é preciso refletir sobre as causas desse sentimento, que é prejudicial.

“O sentimento possessivo sempre vai prejudicar, independentemente da relação em que a pessoa esteja. Ele está, normalmente, ligado à baixa autoestima” – afirma Paula.

A distância pode fortalecer ou arruinar uma amizade. Mas com os avanços da tecnologia, manter o contato entre as pessoas se tornou mais acessível.

“Quando o vínculo não está bem estabelecido pode ocorrer um afastamento emocional” – diz Aline.

16 - amigos 2

Texto: infoglobo  | Foto: reprodução/facebook