Fabricantes abandonam tecnologia de TV 3D

O sistema de vídeo em 3D também não teve destaque na CES 2017 divulgação
O sistema de vídeo em 3D também não teve destaque na CES 2017
divulgação

A TV 3D, uma promessa da tecnologia que nunca chegou a ser exatamente popular, está finalmente com seus dias encerrados. LG e Sony já anunciaram que vão parar de fabricar e dar suporte à tecnologia de vídeos em 3D em seus televisores.
As duas empresas eram as últimas grandes fabricantes a fazê-lo em pleno 2017. Antes disso, a Samsung já havia parado de fabricar TVs com a tecnologia em 2016, e a Vizio, desde 2013.
Disponível nas TVs desde 2010, a tecnologia de vídeos 3D foi impulsionada pelo cinema, com o sucesso de títulos como ‘Avatar’ a apostar na ilusão de ótica na telona. Assim como no cinema, porém, a maior parte dos modelos de TV 3D precisava que o espectador usasse um par de óculos para que a tecnologia de fato funcionasse. Segundo a consultoria norte-americana NPD Group, as vendas de TVs com a tecnologia vem caindo desde 2012.
Além da dificuldade na experiência de uso, também havia problemas na quantidade de conteúdo disponível: nos EUA, a DirecTV e a ESPN até tentaram oferecer programação compatível com 3D, mas desistiram entre 2012 e 2013.
“A capacidade de rodar vídeos em 3D nunca foi um fator fundamental de compra”, admitiu Tim Alessi, diretor de novos produtos da LG, em entrevista ao site norte-americano CNET. “Decidimos focar nossos esforços em novas funcionalidades, como o HDR, que têm apelo mais universal.”