Exercícios práticos melhoram o aprendizado

Compreender a necessidade de medir e reconhecer a importância das unidades de medidas específicas em situações do dia a dia é fator primordial para ampliar a visão de mundo e aumentar o raciocínio lógico.
Fazer exercícios práticos torna o aprendizado mais interessante e consistente. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Objetivo Indaiatuba sistematizam esse conhecimento de forma prazerosa. Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I, Maria Angélica Peratello, os alunos participam de atividades práticas que estimulam o aprendizado.
“Por meio de pesquisa, estimativa e utilizando vasilhas de tamanhos diferentes, materiais diversos como água, farinha etc., os alunos vão descobrindo na prática que medir líquidos e massa oferece melhor compreensão das formas e dos espaços que os contêm”, explica.
O objetivo é fazer com que o aluno entenda a aplicação da Matemática no seu cotidiano. Na maioria das vezes os alunos não se desenvolvem pela dificuldade que encontram em transportar a ideia abstrata para o mundo real. Angélica afirma que através dessa forma de aprender, os problemas matemáticos propostos em sala de aula ficam mais fáceis de serem resolvidos. “A resolução de problemas que envolvem situações de compra, de dosagens na elaboração de receitas culinárias ou mesmo no cálculo da quantidade de refrigerante para o seu aniversário, tornam-se simples, desmistificando o preconceito de que matemática é difícil, incompreensível, o que desperta a curiosidade dos alunos para novos aprendizados”, ressalta a coordenadora.
Para Angélica, ensinar e aprender Matemática em um mundo predominantemente tecnológico como o nosso é imprescindível, temos que aprender tarefas cada vez mais complicadas, e se esse aprendizado for prazeroso, o rendimento será muito melhor!