Evite o mal-estar no calor na gravidez

Escolha do que comer antes do exercício é determinante

texto: Evelin Azevedo / Foto Greyerbaby/Pixabay

O verão, que se aproxima, é ótimo para curtir uma praia ou piscina, mas o calor excessivo pode causar mal-estar. Principalmente nas gávidas, que devem evitar o desconforto (veja dicas no quadro abaixo). Quando está quente, o corpo transpira com o objetivo de manter o equilíbrio da temperatura corporal, provocando perda de líquidos. Mas as gestantes enfrentam dificuldades adicionais, explica o ginecologista e obstetra Roberto Antunes, diretor médico do Centro de Reprodução Fertipraxis.
Durante a gravidez, as mulheres apresentam um aumento relativo da temperatura corporal por conta dos níveis de progesterona. Assim, em uma situação de calor, fica mais difícil para o corpo reduzir a temperatura durante a gestação, afirma.
Outro problema que afeta as gestantes são edemas (inchaços). Isto ocorre porque o crescimento do útero atrapalha o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, causando acúmulo de líquidos nas pernas e pés. Além disso, o corpo da mulher sofre outras mudanças, como explica Ana Cláudia Sodré ginecologista da Policlínica Centrodador.com.
Na gestação, há um aumento de dois litros, em média, na quantidade de sangue que circula pelo corpo. O excesso de sangue, de peso e a vasodilatação provocada pelo calor causam grande desconforto.
Situações de desconforto devem sempre ser evitadas ou minimizadas. De acordo com Roberto Antunes, toda experiência ruim pode afetar a relação materno-fetal.
As condições que levam as grávidas a serem mais suscetíveis a desconforto devem ser monitoradas para que não atinjam níveis críticos, como o desenvolvimento de diabetes gestacional naquelas gestantes que não controlam o peso, trombose venosa nas que não conseguem controlar o inchaço das pernas, ou desmaios e síncopes nas que elevam muito a frequência cardíaca, alerta Rodrigo Antunes.