Eu quero, eu posso, eu consegui

Já decidiu qual é sua meta para 2015? Quatro leitoras contam como cumpriram as de 2014

20---Ano-Novo-1

Querer é poder! Mentalizar essa frase nos últimos dias de 2014 é o primeiro passo para tornar concreta aquela famosa resolução de ano novo. Mas só isso não basta. É preciso criar caminhos para poder chegar até a sua meta. Colocar a mão na massa, como fizeram as nossas leitoras Camille Campos, Cristiane Santos Machado, Flavia Mattos e Maria da Graça Themistocles Esperança. Todas elas entraram o ano com um objetivo em mente e se preparam para aproveitar as oportunidades.
“Quando surgiu a oportunidade de comprar a minha casa, eu usei o pouco dinheiro que havia juntado, acrescentei parte do 13º salário e a participação nos lucros da empresa. Paguei a entrada e a escritura. O fato de não estar endividada ajudou muito. Nunca gasto além do meu salário” conta Cristiane, de 28 anos, que realizou em 2014 o sonho da casa própria.
O psiquiatra e pesquisador da PUCRS Diogo Lara, diretor do site codigodamente.com, dá uma dica super-simples para quem quer cumprir uma meta: anotar o que se deseja no papel.
“Isso mostra que a pessoa está consciente de que terá que fazer algo de concreto para alcançar o objetivo, e não só desejar, sentar e esperar” explica Lara.

Mudar de Emprego

Camille Campos
Empresária, 33 anos

“Casamentos sempre foram uma paixão, mas foi em 2011, enquanto planejava os detalhes do meu, que percebi algo muito importante: que  poderia trabalhar realmente por amor. Em 2013, descobri alguns problemas de saúde graves, todos recorrentes de peso e estresse, e sabia que precisava não só emagrecer, mas mudar meus hábitos e buscar qualidade de vida, pois só através dela que eu poderia recuperar minha saúde. Era preciso mudar e tinha que ser em 2014. Isso me levou a sair do meu emprego, em abril, e abrir meu próprio negócio, a Casamento de Ideias, que já tinha nome e domínio comprado há mais de dois anos. Como sou uma pessoa conservadora, sempre tive um dinheiro guardado. Porque é bom trabalhar com o que a gente ama, mas temos contas para pagar no fim do mês. E durante este ano fiz cursos específicos na área de cerimonial e decoração de eventos, trabalhei com grandes nomes do mercado e tudo isso somou forças à experiência profissional que possuo. Até planta em 3D aprendi a fazer, para mostrar como ficará a decoração do casamento”.

 

Comprar uma casa

Cristiane Santos Machado
Produtora Editorial e Captadora de Autores, 28 anos

“Sempre sonhei com a casa própria e queria muito que acontecesse este ano. Em maio, fui com a minha mãe ao feirão da Caixa. Quando estava quase desistindo, encontrei um corretor que me mostrou uma casa e me convenceu a fazer a visita. Juntei o que sobrou do 13º com o que recebi na participação dos lucros da empresa e consegui pagar a entrada e a documentação. Como gastei todo o dinheiro no início, contratei um pedreiro só para trocar o piso e ajeitar a pia. Para o que faltava, coloquei a mão na massa. Uma tia me ajudou a comprar o material da obra. Eu ia até as lojas de tinta e perguntava como pintar uma parede. Também vi tutoriais na internet. Lixei, emassei e pintei para deixar a casa do meu jeito”.

 

Parar de fumar

Maria da Graça Esperança
Atriz e professora, 63 anos

“Já tive câncer duas vezes. O primeiro foi na tireoide. Quatro anos depois, descobri que um dos meus rins estava tomado e tive que tirá-lo. Sei que uma das razões para a doença ter voltado era o fato de ser fumante. Quando voltei da cirurgia, no começo deste ano, não conseguia largar o vício. Como era difícil fazer isso sozinha, fui me consultar com um especialista, com o apoio do meu filho. Comecei o tratamento com remédios, acreditando que só eles me ajudariam a largar o cigarro. Mas continuei fumando. Alguns dias depois, percebi que a medicação não faria efeito se eu não quisesse de fato parar. E quando quis de verdade, parei. Percebo que a sensação de liberdade que sentia, na verdade, era uma prisão. Hoje, sinto que resgatei minha autoestima”.

 

Perder 10kg

flavia mattos
Contadora, 41 anos

“Depois de passar por muitas mudanças, resolvi que 2014 seria um ano para cuidar de mim e colocar alguns planos em prática. Tinha metas a longo e a curto prazo. A longo prazo era a compra do apartamento. Apesar de ter conseguido isso este ano, eu sei que vai demorar um pouco para quitá-lo. Feito isso, fui para o objetivo a curto prazo: emagrecer. Eu engordei 10kg nos últimos anos, já tinha tentado algumas dietas, mas nada havia funcionado. Em agosto, entrei no muay thai, e na academia tive contato com a nutricionista Camila Ferraiuolo. Foi um encontro. Ela mudou o tipo de comida que eu consumia, adaptando ao meu treino, para que tivesse um ganho maior. Agora me alimento de maneira saudável. No primeiro mês, eu emagreci 4Kg. Na segunda consulta, estava com menos 7kg. E, antes da terceira consulta, já entrava em uma calça branca que tenho guardada há uns seis anos. Também diminuí meu percentual de gordura de 29% para 19%. Para completar essa linha mais natural que queria dar à minha vida, deixei de fazer progressiva no cabelo, o que acontecia há 13 anos, desde que um dos meus filhos nasceu. Cortei tudo e agora voltei a usar o cabelo enrolado”.

 

dica do especialista

Não fazer uma lista com itens demais é muito importante para não se sentir frustrada, caso não consiga realizar alguma, explica Diogo Lara, psiquiatra, pesquisador da PUCRS e diretor do site codigodamente.com. “A pessoa precisa pensar que está colocando algo a mais em uma rotina que já existe. É importante definir prioridades e focar em situações que sejam concretas, que você de fato possa resolver. E fazer o que se quer e não o que se espera de você também é um impulso para que seu objetivo seja alcançado, porque haverá uma motivação a mais. Definir metas intermediárias também é um método que ajuda muito, porque as pequenas conquistas vão motivando até o resultado final.